Título: Oposição em Miami exige cumprimento da Constituição
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/01/2013, Internacional, p. A8

A organização dos Venezuela­nos Perseguidos Políticos e no Exílio (Veppex), com sede em Miami, exigiu ontem que a Constitui­ção da Venezuela seja respeitada e novas eleições sejam convoca­das caso Hugo Chávez não assu­ma oficialmente o novo mandato como presidente na cerimônia prevista para ocorrer no dia 10.

"A mensagem lida pelo vice-pre­sidente e chanceler da Venezue­la, Nicolás Maduro, em Havana, reflete de maneira contundente que o estado de saúde de Hugo Chávez é crítico", diz o comunicado da entidade cuja opinião é de que o líder bolivariano não poderá prestar juramento como presidente este mês.

Para a Veppex, "deve se respeitar claramente o que estabelece as Constituição Nacional nesses casos, que é a nomeação do pre­sidente da Assembleia Nacional (Diosdado Cabello) e a convoca­ção de novas eleições presiden­ciais em 30 dias". A organização quer ainda que os parlamentares opositores "exijam a designação de uma junta médica independen­te que determine o real estado de saúde de Chávez"". "A saúde do presidente da Venezuela tem de ser de conhecimento público e não pode ser tratada desde Ha­vana", diz á mensagem dos exila­dos.