Título: Mantega só sai do governo se quiser, diz presidente
Autor: Monteiro, Tânia ; Rosa, Vera
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/12/2012, Economia, p. B3

A presidente Dilma Rousseff reagiu com bom humor às ironias de um dos blogs do jornal britânico "Financial Times" sobre o baixo crescimento do Brasil. O texto coloca a presidente e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, como personagens de um conto de fim de ano. Nele, Dilma é uma rena apelidada de Roussolph e Mantega é chamado de Guido, o Elfo vidente. Dilma aproveitou para avisar que Mantega continua no governo e só sai "se ele quiser".

Ao comentar o texto do blog britânico, Dilma rejeitou a previsão de que México será o condutor do trenó do crescimento nas Américas. "Vai querendo", reagiu. Ela disse que achou "estranho" ela ser a rena. "Aqui no Brasil nem tem rena", brincou.

Ao contrário do início do mês, quando reagiu com veemência ao pedido de demissão de Mantega, publicado pela revista "The Economist", a presidente mostrou-se à vontade para comentar a sátira do Papai fsloel. "Não se incomodem com isso. A rena é bem engraçadinha".

Em meio à descontração, Dilma frisou que não há "a menor hipótese" de Mantega deixar o governo, "a não ser que ele queira". Mas completou: "Não quero (que ele saia) e, posto que sou eu quem decide, não tem a menor hipótese dele sair". /T.M. e V.R.