Título: Cotação de ações de empresas de energia volta a cair na Bovespa
Autor: Leopoldo, Ricardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/01/2013, Economia, p. B4

As empresas do setor elétrico voltaram a liderar as perdas do Ibovespa, que fechou ontem em queda de 1,30%. O temor é causado pela percepção de que o baixo nível dos reservatórios e um eventual racionamento atingirão as companhias - e, com isso, a rentabilidade - do setor.

Entre as cinco maiores perdas do pregão de ontem estão as ações de quatro empresas do setor elétrico: Eletrobrás PNB, com recuo de 9,35%, seguida por Eletrobrás ON (8,44%), Cesp PNB (5,5%), Natura ON (4,65%), Eletropaulo PN (4,39%) e Cetep PN (4,38%).

Além do impacto negativo sobre o resultado dessas companhias, possíveis altas do custo de energia em razão do provável aumento do uso de termoelétricas, que são mais caras, podem representar pressão adicional à inflação e comprometer os custos das empresas nacionais como um todo.

No radar. As preocupações com as condições de oferta de energia elétrica nos próximos meses entraram no radar dos economistas, que começam a tentar embutir o risco em seus cenários para 2013.

Para o economista-chefe do banco WestLB, Luciano Rostagno, a conjuntura complicada na área elétrica pode comprometer ainda mais a inflação em 2013 - que, diga-se de passagem, já tem várias pressões encomendadas.

Rostagno não descarta a possibilidade de o País enfrentar falta de energia elétrica em 2013. "Vejo isso como um fator de risco relevante que tem de ser incorporado de alguma forma (ao cenário)", avaliou.

O economista-chefe do Banco Fibra, Cristiano Oliveira, disse que a instituição vem discutindo o tema internamente desde dezembro. Ele ressaltou que, apesar de o cenário dos reservatórios ser menos favorável, não acredita em racionamento nas principais regiões metropolitanas. / ANA LUÍSA WESTPHALEN