Título: Peemedebista diz que denúncias são do jogo pré-eleitoral
Autor: Rizzo, Alana ; Nossa, Leonencio
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/01/2013, Nacional, p. A10

Líder do PMDB e candidato favorito à presidência da Câmara, o deputado federal Henrique Eduardo Alves (RN) atribuiu ontem ao "jogo pré-eleitoral" as de­núncias que envolvem o direcio­namento de emendas parlamen­tares de sua autoria para a empresa de um ex-assessor. A empresa do ex-assessor de Alves também recebeu repasses de dinheiro pú­blico de um órgão do governo fe­deral controlado politicamente pelo deputado. Em Porto Alegre, o peemedebista disse que não é sua "tarefa" fiscalizar o destino dos recursos liberados.

"Quem cuida são os órgãos públicos, de fiscalização. Isso eu não cuido, porque não é a minha tarefa", afirmou. "Minha tarefa é conseguir o recurso para atender aos reclames, carências e expectativas do meu Estado, e isso tenho feito bem, porque senão não teria 11 mandatos consecutivos." Na segunda-feira, Aluizio Du­tra de Almeida, assessor de Alves, pediu demissão após o jor­nal Folha de S.Paulo revelar que ele é sócio da Bonacci Engenha­ria e Comércio, empresa favore­cida pelas emendas e repasses. Pelo menos três prefeituras do Rio Grande do Norte contrata­ram a empresa por meio de emendas apresentadas pelo de­putado ao Orçamento da União. O Departamento Nacional de Obras contra as Secas, controla­do por Alves, repassou mais R$ 1,2 milhão para a Bonacci Enge­nharia por meio de convênios com prefeituras. Almeida é tam­bém tesoureiro do PMDB do RN, presidido pelo deputado.

Alves disse que o assessor se exonerou por "lealdade". "Se eu for relacionar a quantidade de emendas que eu destinei ao meu Estado e ao meu município nos últimos 10 anos, beira as mil. De repente, sou acusado de três emendas ali ou lá. É um negócio difícil de entender."