Título: Alckmin cria gabinete de aceleração de obras
Autor: Boghossian, Bruno
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/01/2013, Nacional, p. A5

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), criou um novo gabinete com status de secretaria para moni­torar e divulgar os projetos es­tratégicos de sua gestão. O tu­cano pretende acelerar obras e realizações de seu mandato para fortalecer sua corrida pe­la reeleição, em 2014.

Alckmin nomeou para a Assessoria Especial de Assuntos Estra­tégicos o coordenador do progra­ma de governo de sua campanha presidencial de 2006, João Car­los Meirelles. Apesar de manter oficialmente o cargo de assessor especial, ele terá "prerrogativas de secretário", comandará uma equipe própria e responderá di­retamente ao governador.

A nova assessoria especial terá uma estrutura responsável pelo acompanhamento de obras, por ações de comunicação, e pela ela­boração da agenda de eventos e viagens do governador.

O gabinete também vai coor­denar "as atividades e os traba­lhos essenciais à execução do Pla­no de Governo", além de produ­zir informações para discursos do governador. Também coleta­rá dados para as ações de publici­dade do governo do Estado.

A pasta absorve a assessoria técnica e a assessoria jurídica do governo - responsáveis por no­meações, exonerações, análise técnica de projetos, avaliação de leis aprovadas pela Assembleia Legislativa e elaboração de projetos de lei. Essas estruturas dei­xam de estar subordinadas direta­mente à Secretaria da Casa Civil.

Aceleração. A criação da nova pasta acompanha a tentativa de Alckmin de acelerar a execução de projetos do governo paulista e divulgar as realizações de sua gestão. A assessoria especial de­ve criar uma estratégia para levar o governador e seus secretários a eventos que marquem o início de obras públicas e a inaugura­ção de projetos já concluídos.

O núcleo político do Palácio dos Bandeirantes tem demons­trado preocupação com a falta de "marcas" fortes na adminis­tração tucana. Nas últimas sema­nas, o governador chegou a co­brar de seus secretários uma ação de comunicação mais eficaz sobre as ações de seu mandato.

O governo enfrenta atrasos em projetos que deveriam ser apresentados como vitrines de Alckmin na campanha à reelei­ção. O governador admitiu que o trecho Norte do Rodoanel, que deveria estar pronto em 2014, só deve ser concluído em 2016.

Publicidade. Entre outras atri­buições do gabinete está a elabo­ração de relatórios que serão consultados por Alckmin e seus secretários antes de inaugura­ções e visitas a municípios do in­terior. A assessoria também de­ve "manter informações organi­zadas de maneira a auxiliar o go­verno do Estado em suas ações de divulgação e publicidade".

O decreto que criou a assesso­ria foi publicado no Diário Oficial do Estado do último sábado. Par­te das ações era realizada por ou­tros assessores especiais do gover­nador, mas Alckmin decidiu dar status de secretário a Meirelles.

O novo assessor estratégico atuou como conselheiro de Alck­min na campanha à Presidência de 2006, quando foi derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva. À época, citava como exemplo de gestor o ex-presidente Juscelino Kubitschek, que usou a acelera­ção do desenvolvimento do Bra­sil como marca de sua gestão.

Com lupa

Para monitorar os projetos da gestão Alckmin e acelerar a execução de obras, a Assessoria Estratégica vai criar um banco de dados de ações do governo nos 645 municípios paulistas.