Título: Rose volta a fórum e juíza mantém restrição de fotos
Autor: Recondo, Felipe
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/01/2013, Nacional, p. A6

Acusada de participar de grupo que vendia pareceres de órgãos públicos a empresas foi assinar termo

A ex-chefe de gabinete da Presi­dência da República em São Pau­lo, Rosemary Noronha, voltou ontem à Justiça Federal para as­sinar termo de comparecimento - obrigação a que é submetida a cada 15 dias por ordem judicial. Rose é alvo da Operação Porto Seguro, da Polícia Federal e da Procuradoria da República, que desmontou suposto esquema de compra de pareceres técni­cos de órgãos federais.

Rose teve permissão para in­gressar e se retirar do Fórum Cri­minal Federal pela garagem. A autorização foi concedida no dia 7 de janeiro pela juíza Adriana Zanetti, da 5ª Vara Criminal, quando Rose compareceu ao fó­rum pela primeira vez. "A autori­zação continua vigorando", in­formou ontem a Justiça Federal.

Rose solicitou o acesso pela ga­ragem para evitar ser fotografa­da pela imprensa. Alegou que es­tava "com trauma" da exposição a que vem sendo submetida des­de a deflagração da Porto Segu­ro, em 23 de novembro. "Nenhum outro réu solicitou (a mes­ma condição de Rose)", destacou a Justiça. "Esse foi o primeiro caso na 5ª Vara Criminal para garantir a ordem nas dependên­cias do fórum."

A Coordenadoria do Fórum Criminal editou a portaria 6/2013 em que recomenda aos jornalistas que tiverem interes­se em fazer imagens na parte in­terior do fórum com câmera de vídeo, máquina fotográfica ou si­milares "devem requerer autori­zação prévia via petição aos res­pectivos juízes das varas".

A portaria prevê que qualquer juiz poderá solicitar "o isolamen­to temporário e extremamente necessário dos acessos e/ou pas­sagens pelos corredores e halls das entradas principais e dos ele­vadores, com apoio da Seção de Segurança do Fórum e até de re­forço policial, a fim de garantir e preservar a integridade física das partes envolvidas nos autos dos processos". / Fausto Macedo