Título: Quantos têm petróleo no quintal
Autor: Valle, Sabrina
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/01/2013, Economia, p. B1

Foi durante os traba­lhos de terraplana­gem para ampliar a casa onde moram no bairro de Lobato, no Subúr­bio Ferroviário de Salvador (BA), que a dona de casa Tereza Barbosa e a sua filha, a estu­dante de Economia Daniela Fiúza, foram surpreendidas com um poço de petróleo no fundo do quintal.

O trator escavava o terreno em aclive do quintal da casa, que avança até a rua paralela, a Monteiro Lobato, quando foi parado por uma tubulação grossa que emergia do solo, conta Daniela. "Em princípio, pensamos que era um poste antigo, que deveríamos arran­car", diz.

"Nossa sorte é que, logo de­pois, começou a escorrer aquele líquido escuro. A gente achou que era petróleo, mas não tinha certeza. Por isso, paramos a obra e chamamos a Petrobrás e a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis)."

"Os técnicos da empresa e da agênciavisitaram a casa segunda-feira e atestaram que o líquido negro e viscoso que escorre do lado da tubulação é petróleo", afirma a estudante. "Eles disse­ram que, se retirássemos a tubu­lação, poderia haver vazamento, até inundação da área", ressalta. "Eles levaram um pouco para exames, afastaram riscos de ex­plosões e contaram que volta­riam para realizar mais testes, para ver se há viabilidade econômi­ca para o poço. Mas avisaram que é pouco provável."

Mesmo que não haja retorno financeiro e que a ampliação do imóvel esteja adiada, Daniela se diz feliz com a descoberta. "Quantos podem dizer que têm petróleo no quintal?", indaga. "Além disso,é uma forma de cha­mar a atenção do poder público para a realidade do bairro, para nossos problemas."

A presidente da Cooperativa Múltipla do Bairro Ouro Negro, Adélia Lima, já aproveitou a des­coberta para promover duas ma­nifestações para pedir melho­rias. "Há problemas de todos os tipos por aqui", afirma. "Não há pavimentação nas ruas, a rede de esgoto é precária, a iluminação pública é insuficiente. Isso sem falar da criminalidade, que está tomando conta."

Volta. Foi por saudade dos ami­gos e familiares que a Tereza e a filha Daniela convenceram os maridos a voltar ao bairro em que tinham morado por muitos anos, o Lobato, no Subúrbio Fer­roviário de Salvador (BA), em 2010. A busca por um novo lar não durou muito: com a ajuda de moradores, a família rapidamen­te encontrou um imóvel nos mol­des procurados, por um valor acessível, na Rua Getúlio Vargas.

"Era um prédio de dois pavimentos, não concluído, em uma rua de terra batida, mas com um bom terreno emvolta, que pode­ríamos usar para ampliar a cons­trução", lembra Daniela. "Fo­mos fazendo as obras aos pou­cos, até que decidimos, no fim de 2012,c omeçar a trabalhar na ampliação do imóvel", diz.

A estudante conta que a ideia de construir mais uma casa no terreno tinha como objetivo dar mais comodidade e privacidade para a avó, que mora com seus pais no térreo do imóvel. No andar superior, dormem Da- niela, o marido e o filho de 6 anos. "No dia 15, quando cha­mamos o trator para começar a terraplanagem dos fundos da casa, veio a surpresa."

Primeiro. O Lobato, onde ocorreu o achado, foi o primei­ro ponto a ter petróleo explo­rado pelo País, no fim da déca­da de 1930. As operações no campo do Lobato começaram oficialmente em 21 de janeiro de 1939 e duraram até a déca­da de 1970, quando a Petrobrás considerou esgotados os reservatórios existentes e dei­xou a área. Só então o bairro passou a receber moradores, na maioria dos casos em mora­dias irregulares, oriundas de invasões.

Segundo a ANP, não há mais expectativa de que se en­contre petróleo para explora­ção comercial na área. Em no­ta, a ANP informa que o cam­po "não apresenta volume de óleo significativo, pois os re­servatórios estão depletados (esgotados)". De acordo com a ANP, "os poços desse cam­po estão encobertos por ater­ros de grande extensão, sobre o qual desenvolveu-se uma zo­na urbana, portanto, os poços não seriam reutilizados". Ape­sar disso, a ANP diz que o vaza­mento será investigado. Pro­curada, a Petrobrás não se ma­nifestou.

-------------------------------------------------------------------------------- adicionada no sistema em: 23/01/2013