Título: NRA chama presidente de hipócrita
Autor: Marin, Denise Chrispim
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/01/2013, Internacional, p. A9

O principal lobby contrário a restrições da venda de armas e munições nos EUA emitiu um sinal claro de que dificultará a aprovação, pelo Congresso, do projeto de lei anunciado ontem por Barack Obama. Em vídeo divulgado na internet, a National Rifle Association (NRA) valeu-se do esquema de proteção das filhas do líder americano para atacar sua proposta de proibir a venda de fuzis de assalto.

"As crianças do presidente são mais importantes do que as suas? Então, por que ele é cético em colocar segurança armada nas nossas escolas quando suas crianças são protegidas por guardas armados das escolas delas?", diz a narração do comunicado, divulgado na terça-feira.

O porta-voz da Casa Branca, Jay Camey, qualificou o vídeo como um ataque "repugnante e covarde". Malia, de 14 anos, e Sasha, de 11, têm o dever de aceitar a proteção do serviço secreto, assim como os filhos dos antecessores de Obama. "Muitos americanos concordam que as filhas do presidente não devem ser usadas como peões na briga política", disse Carney.

Depois do massacre de Newtown, em 14 de dezembro, a NRA passou a defender a presença de seguranças armados nas escolas e o fim da zona livre de armas que hoje em dia, oficialmente, existe ao redor das instituições de ensino do país./D.C.M.

Próximos passos

Congresso

Das propostas de Obama, quase a metade precisa ser aprovada pelo Congresso. No Senado, os democratas têm maioria, mas o projeto deve enfrentar resistência na Câmara, controlada pelos republicanos. Os parlamentares devem decidir principalmente sobre a liberação de recursos e a proibição a armas de uso militar.

Ordem executiva

Entre as medidas que não necessitam de aprovação do Congresso determinadas pelo presidente, estão programas de educação e segurança nas escolas, estudos sobre o impacto do uso de armas de fogo na violência e apreensão de armas.