Título: Fundos de ações com estratégia superam rendimento do Ibovespa
Autor: Gerbeüi, Luiz Guilherme
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/01/2013, Economia, p. B4

Embora retorno tenda a ser elevado, essas carteiras de investimentos, no entanto, envolvem um risco maior do que as aplicações conservadoras

Os fundos de ações com estratégias diferenciadas tiveram nos últimos anos um desem-penhobem superior ao do Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa), principal termômetro do mercado acionáriobrasileiro que engloba cerca de 80% do número de negócios da Bolsa.

O investimento em fundos estratégicos envolvem um risco maior do que as opções conservadoras,mas podem garantir um retorno elevado. Os fundos do tipo dividendos tiveram um rendimento de 31,5% no acumulado de 36 meses encerrados em dezembro, segundo a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). No mesmo período, o Ibovespa teve perda de 11,1%.

Fundos do tipo ações livres (24%), small caps (19,2%) e sustentabilidade/governança (12,8%) também acumularam um desempenho melhor do que o Ibovespa (vermaisao lado). Small caps são empresas de menor porte.

O principal indicador acionário do mercadobrasileiro é influenciado fortemente por empresas como Petrobrás e Vale, que têm boa liquidez no mercado acionário. Essas duas companhias,porém, enfrentaram dificuldades nos últimos anos por causa do cenário adverso da economia mundial e do menor crescimento brasileiro. Como con-sequência, os preços dos papéis negociados na Bolsa também foram afetados.

"Alguns investidores pessoa física olham para a Bolsa mirando somente o Ibovespa e acabam perdendo oportunidades" disse Michael Viriato, professor do Insper. "Os própriosgestores estão cientes de que precisam vender produtos que não estejam diretamente ligados ao índice Ibovespa", disse Viriato.

Aplicar em fundos com estratégia diferenciada requer disciplina e entendimento do cenário macroeconômico tanto nacional comointernacional. O investidor precisa ter em mente que os recursos depositados nesses produtos de renda variável devem ser destinados para o longo • Não se enquadra em nenhum dos demais tipos da categoria. Admite alavancagem

• Carteira investe, no mínimo, 90% em ações de empresas com baixa e média capitalização de mercado • Investe somente em empresas que apresentam bons níveis de governança corporativa e que se destaca em responsabilidade social

Atenção às diferenças. Os fundos com estratégia tem diferenças nograu de risco e narentabili-dade esperada. Os fundos que apostam em dividendos, por exemplo, são, obviamente, compostos porgrandes empresas distribuidoras de bons dividendos. "É normal que, nos períodos de crise, os fundos tipo dividendos tenham bom desempenho", afirmou Ricardo Rochman, profes-sordaescolade economia da Fundação Getulio Vargas (FGV-SP).

Já os fundos do tipo ações livres costumam englobar uma grande variedade de aplicações. Esses investimentos estão classificados nesse grupo porque não se enquadram em nenhuma outra categoria da Anbima. "É preciso analisar cada tipo de fundo. No caso de ações livre, não existe uma estratégia definidamuito clara", disse Rochman.

Os fundos small caps são formados pelas empresas de menor porte e liquidez. Dentro desse grupo, há empresas com potencial de crescimento, mas o nível de risco dessa categoriatambém é grande. "Se o mercado está indo bem, essas ações crescem muito. Porém, quando o mercado vai mal, essas ações são uma das primeiras a despencar", afirmou o professor da FGV. Por fim, as ações dos fundos tipo sustentabilidade/governan-ça têm como base as empresas que se preocupam com questões ambientais, sociaise, logicamente, econômicas. "Esse tipo de fundo não quer dizer simplesmente se preocupar com o ambiental esocial, mas a sustentabilidade dos resultados e lucro das empresas", disse Rochman.

Os investidores que querem apostar num determinado segmento daeconomiatambém podem recorrer aos fundos de índices, conhecidos internacionalmente como Exchange Traded Funds (ETF). "Existem, por exemplo, ETFs de empresas de small caps, pagadoras dividendos, do setor de consumo, entre outras", disse Viriato.

Os investimentos em ETFs estão no início no Brasil, mas podem ganhar popularidade com o cenário de juro baixo.

A aplicação consiste na aquisição de uma cota negociada na BM&F Bovespa. Dessa forma, o investidor passa a ter todas as ações do índice escolhido. Os fundos de índices também demandam pesquisa. Se o investidor acredita que a economia internacional tende a melhorar, pode adquirir cotas de fundos com papéis de empresas mais exportadoras. De outro lado, se acredita numa melhora do cenário nacional, pode apostar num ETF de consumo.