Título: Petroleiros ameaçam com greve por tempo indeterminado
Autor: Valle, Sabrina ; Torres, Sergio
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/01/2013, Economia, p. B1

Entidades afirmam que paralisação deve ocorrer por causa da decisão da Petrobrás de não marcar nova data para negociação

RIO

A decisão da Petrobrás de não marcar uma nova rodada de ne­gociação, após a paralisação na­cional de 24 horas deflagrada an­teontem pelos petroleiros, le­vou a liderança do movimento a convocar uma greve geral por tempo indeterminado, com a in­terrupção da produção de petró­leo em alto-mar e do trabalho nas refinarias.

A companhia informou on­tem não haver novas discussões marcadas com as duas entidades que representam os trabalhado­res da indústria do petróleo: a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP).

Em nota, a Petrobrás assegura que "continua aberta à negocia­ção com as entidades para que as partes cheguem a um entendi­mento" a respeito do plano de * Participação nos Lucros ou Re­sultados (PLR) referente a 2012.

"A Petrobrás apresentou, em dezembro, proposta para paga­mento de antecipação da PLR de 2012. A proposta adota os mes­mos critérios utilizados em anos anteriores para a antecipação, considerando os resultados das empresas do Sistema Petrobrás nos três primeiros trimestres de cada ano", diz a nota.

Os petroleiros reivindicam modificações nos critério de dis­tribuição de lucros e aumento nos porcentuais de remunera­ção da PLR. O impasse levou a categoria a interromper o traba­lho anteontem, numa espécie de greve de advertência que pode ter servido de preparativo para uma paralisação mais ampla.

Greve, "Faremos nossa plená­ria nos próximos dias. A da FUP será amanhã (hoje). Vamos mar­car a greve por tempo indetermi­nado. Duvido que a Petrobrás queira isso. Será para breve por­que a categoria está agoniada, es­tá desesperada. A greve será com parada de produção. Sem para­da, não tem sentido", disse ao Es­tado o sindicalista Emanuel Cancella, secretário-geral da FNP e do Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro (Sinpetro-RJ).

Pela internet, a FNP, no princi­pal texto de ontem de seu site, avisa: "Greve de 24 horas manda recado pra Petrobrás: sem nego­ciação, é greve por tempo inde­terminado". "Por enquanto, a mobilização foi apenas um alerta à intransigência da Petrobrás, mas o recado está dado: sem ne­gociação, iremos à greve por tem­po indeterminado. E a probabili­dade de parada de produção está em pauta", acrescenta a entida­de no comunicado.

Embora tida como entidade antenada às decisões do governo do PT, a FUP também ameaça defender a greve. Hoje, a federa­ção reúne as lideranças de seus 12 sindicatos para a avaliar a para­lisação de segunda-feira e deba­ter os próximos passos do movi­mento. "Os sindicalistas não des­cartam a realização de uma gre­ve, caso não haja avanços nas ne­gociações com a Petrobrás", di­vulgou a entidade.