Título: Blogueira cubana recebe passaporte e pode viajar
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/01/2013, Internacional, p. A13

Yoani Sánchez obteve ontem o documento em meio à reforma de imigração impulsionada por Raúl Castro; ela teve 20 pedidos de saída de Cuba negados

HAVANA

A blogueira opositora cubana Yoani Sánchez, colunista do "Estado", recebeu ontem seu passaporte, permitindo que ela viaje ao exterior em meio à reforma migratória que en­trou em vigor no dia 14, informou a dissidente, que foi impe- didavárias vezes pelo governo de Cuba de deixar a ilha.

"Incrível!! Telefonaram para minha casa (do escritório de imi­gração) para dizer que meu pas­saporte estava pronto. Acaba­ram de entregá-lo", escreveu a blogueira de 37 anos, que rece­beu vários prêmios internacio­nais, em sua conta no Twitter.

"Estou feliz e triste: por um lado já tenho meu documento pa­ra viajar, mas, pelo outro, tenho vários amigos como Angel Moya que não receberam", disse Yoani. Ela entrou com o pedido de passaporte no primeiro dia da en­trada em vigor da nova lei no es­critório de imigração no bairro de El Vedado, em Havana.

Moya, um ex-preso político e marido da líder das Damas de Branco, Berta Soler, teve seu pe­dido negado por estar em liber­dade provisória desde 2011 (por uma condenação de 20 anos de prisão), como resultado de uma inédita negociação entre a Igreja Católica e o governo de Raúl Cas­tro, que levou à libertação de ou­tros dissidentes.

Yoani, filóloga e autora do blog GeneraciónY, não pode visitar o Brasil no começo do ano passado, apesar de ter obtido visto brasileiro, pois o governo não permitiu sua saída de Cuba com base na legislação que estava vi­gente havia meio século na ilha e foi eliminada com a reforma migratória. Anteriormente, o governo comunista já tinha negado por 19 vezes a Yoani a autoriza­ção de saída - conhecida como "carta branca" pelos cubanos.

A "jornalista independente" queria vir ao Brasil para acompa­nhar o lançamento, na Bahia, de um documentário sobre direitos humanos - gravado em Cuba e em Honduras - em que ela é en­trevistada.

Na ocasião, ela escreveu uma carta à presidente Dilma Rousseff, pedindo que ela intercedes­se a favor de sua saída quando se encontrasse com as autoridades da ilha. A blogueira tentou ainda se encontrar com Dilma para fa­lar justamente sobre a dificulda­de dos cubanos em deixar o país.

Mas a presidente rejeitou recebê-la - assim como a outros opo­sitores cubanos - durante avisita que fez à ilha há um ano. "O Bra­sil deu o visto para a blogueira, mas os demais passos (para que a dissidente visite o País) não são da competência do governo bra­sileiro", afirmara Dilma.