Título: Maia muda funções na Casa para proteger deputado acusado
Autor: Madueño, Denise
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/02/2013, Nacional, p. A10

Em um ato monocrático, o presi­dente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), mudou as atribuições dos membros da Me­sa, retirando a função de correge­dor do 2.° vice-presidente, para permitir que o deputado Fábio Fa­ria (PSD-RN) assuma o cargo. O parlamentar foi indicado pelo PSD para ocupar a 2.ª Vice-Presidência da Casa, mas já foi acusado de irregularidades no uso de ver­ba indenizatória.

Em 2009, quando ainda era do PMN, Fábio Faria devolveu dinheiro à Câmara depois que o site Congresso em Foco reve­lou que ele havia desviado recur­sos de sua cota destinada ao exercício parlamentar para ati­vidades privadas.

O deputado usou passagens de sua cota na Câmara para levar ato­res de TV ao seu camarote no Car­naval fora de época em Natal (RN). Além disso, Fábio Faria também tinha se utilizado de ver­ba pública para bancar viagens de sua ex-namorada, a apresentado­ra Adriane Galisteu.

A decisão de Marco Maia foi to­mada, ontem, depois que os inte­grantes da Mesa, reunidos na quinta-feira, não concordaram com a alteração. Maia transferiu a Corregedoria da Câmara para a 3ª Secretaria, cujo indicado para o cargo será o deputado Maurício Quintella Lessa (PR-AL).

A pedido. O ato de Maia deverá ser submetido à próxima Mesa da Câmara para ser validado.

O deputado petista afirmou que fez a troca à pedido do PSD, que não queria assumir a Correge­doria. O presidente da Câmara le­vantou a possibilidade de a próxi­ma Mesa tornar a Corregedoria um órgão independente.

Para isso, no entanto, terá de ser aprovado um projeto em ple­nário. Cabe à Corregedoria apu­rar denúncias contra os parlamen­tares, elaborar pedidos de cassa­ção em caso de falta de decoro e encaminhá-los ao Conselho de Ética, após aprovação da Mesa.