Título: Especialistas elogiam, mas pedem debate
Autor: Moura, Rafael Moraes
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/02/2013, Vida, p. A12

A inclusão de ciência na Prova Brasil - o que deixará o exame mais parecido com o teste do Pro­grama Internacional de Avalia­ção (Pisa) - é vista com bons olhos por especialistas consultados pelo Estado.

No entanto, alguns deles criti­cam a falta de debate sobre co­mo os assuntos deveriam aborda­dos no exame. "A discussão não aconteceu até hoje, nem mesmo com a definição das matrizes cur­riculares de português e matemá­tica", diz Daniel Cara, coordena­dor da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Especialistas também questio­nam a não inclusão de outras disciplinas na avaliação. "Por que não incluir de forma amos­trai história e geografia?", questiona Alexandre Oliveira, da consultoria Meritt Informação Edu­cacional. 0 ideal, segundo Mar­cio da Costa, professor da Faculdade de Educação da UFRJ, é que a matriz funcione como um indutor do próprio currículo do ensino básico. "Queremos finalizar até julho as diretrizes de ciên­cia e esperamos que o MEC se guie por esse estudo", diz José Fernandes de Lima, presidente do Conselho Nacional de Educa­ção (CNE)./DAVI LIRA