Título: Correções das redações do Enem são divulgadas
Autor: Lira, Davi
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/02/2013, Vida, p. A14

0 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) colocou à disposição dos estudantes que fizeram 0 Exame Nacional do Ensino Médio 2012 (Enem) a correção de sua redação. Para acessá-la, o estudante deve acessar o site do Enem e inserir o CPF ou o número de inscrição e a senha.

As correções têm finalidade pedagógica, ou seja, não é possível pedir recurso. Segundo o Inep, foram corrigidas 4.113.558 redações -1,82% estava em branco e 1,76% obteve nota zero. As notas foram divulgadas em dezembro.

No início do ano, estudantes recorreram à Justiça para ter acesso à correção antes do período de inscrição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pelo qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos que fizeram o Enem.

Alguns casos ameaçaram o cronograma do Sisu - em Bagé, por exemplo, a Justiça Federal chegou a decidir que o Ministério da Educação (MEC) só poderia encerrar o prazo de inscrição após o julgamento de uma ação. Tribunais regionais federais suspenderam liminares que determinavam a vista antecipada, entendendo que o edital prevê só a vista pedagógica. Muitos estudantes se dizem injustiçados.

Em nota, o MEC disse que os “critérios de correção das redações do Enem foram aperfeiçoados e são mais rigorosos”.