Título: Procurador ja analisa denúncia contra Lula
Autor: Marcelo Portela
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/02/2013, Nacional, p. A6

Leonardo Melo, de Minas Gerais, recebeu depoimento de Marcos Valério enviado por Gurgel: operador do mensalão citou petista como beneficiário

O Ministério Público Federal em Minas Gerais começou a analisar esta semana o depoi­mento do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, no qual ele acusa o ex-presi­dente Luiz Inácio Lula da Silva de ter recebido recursos do esquema do mensalão, julgado no ano passado pelo Supremo Tribunal Federal.

O material encaminhado pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, para a primeira instância - porque Lula não pos­sui mais foro privilegiado - foi dis­tribuído para o Núcleo do Patri­mônio Público do MPF em Belo Horizonte, composto por quatro procuradores. Por sorteio, a aná­lise ficará a cargo do procurador Leonardo Augusto Melo. Ele vai avaliar as declarações de Valério - condenado a mais de 40 anos de prisão pelo Supremo - que disse em depoimento na Procuradoria- Geral da República, em setem­bro último, que Lula sabia do es­quema e que cerca de R$ 100 mil foram usados para pagar despe­sas pessoais do então presidente.

O procurador vai decidir se anexa o depoimento de Valério a algum dos procedimentos que já tramitaram no órgão ou se abre uma nova investigação - ou, ain­da, se arquiva o caso. Conforme a assessoria do MPF, não há pra­zo para a decisão.

Condenações. Em Minas foi realizada a maior parte das investiga­ções desmembradas do processo que tramitou no Supremo. Des­de 2006, a Procuradoria da Repú­blica no Estado já apresentou pe­lo menos seis denúncias ou ações originadas do escândalo do men­salão. Elas resultaram em ao me­nos quatro condenações - entre elas a primeira registrada no men­salão: o advogado Rogério Tolentino foi condenado a 7 anos e 4 meses de prisão por lavagem de dinheiro. Outra denúncia resul­tou na condenação de Valério, executivos do Banco BMG e os ex-dirigentes petistas José Genoino e Delúbio Soares pela mon­tagem de empréstimos "fictí­cios" e "falsos" ao PT em 2003 e 2004. Valério e seus ex-sócios também já foram condenados por sonegação e falsidade.

EXCEPCIONALMENTE, AS COLUNAS DE DORA KRAMER E NELSON MOTTA NÃO

FORAM PUBLICADAS NESTA EDIÇÃO