Título: Petroleiros e Petrobrás ainda discutem PLR
Autor: Villaverde, João
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/02/2013, Economia, p. B3

Petroleiros e Petrobrás ainda discutem PLR

A nova proposta da Petrobrás de pagamento de participação sobre lucros ou resultados (PLR) não foi bem aceita pelos funcionários. Sindicatos que representam os trabalhadores mostraram insatisfação com os termos propostos pela estatal na quinta-feira passada e ainda analisam a possibilidade de iniciarem um movimento grevista.

Entidade que reúne a maior parte dos trabalhadores da Petrobrás, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) informou que reprova os termos da proposta de PLR da estatal. Por isso, o conselho deliberativo propõe a manutenção do estado de greve e de assembleias permanentes, "para que a categoria siga mobilizada". A FUP representa entre 60% e 70% dos funcionários da Petrobrás. No mesmo comunicado, a entidade suspende a intenção de greve por tempo indeterminado, a qual teria início nesta semana.

A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), considerada mais crítica às propostas da Petrobrás, porém menos representativa em termos de número de associados, também rejeitou a nova proposta de PLR. Por isso, novas assembleias devem ocorrer nas bases da entidade até quarta-feira. / ANDRÉ MAGNA BOSCO