Título: Governos alegam aumento da arrecadação e dos custos
Autor: Boghossian, Bruno; Duailibi, Julia
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/02/2013, Nacional, p. A4

O governo do Amazonas, que apresentou o orçamento com maior crescimento de gastos com publicidade, lançou neste ano uma nova campanha publicitária na TV. Os comerciais apresentam os investimentos da administração em sistemas de exames médicos, no incentivo à produção científica e no ensino básico, com o mote: "Num Estado com o tamanho do Amazonas, a educação também é grandiosa".

Na virada de 2012 para 2013, o governo do Distrito Federal, que tem maior orçamento per capita com publicidade, lançou campanha sobre os dois primeiros anos da gestão do petista Agnelo Queiroz. Um dos vídeos afirma que "nossas cidades ficaram praticamente abandonadas"; em seguida, o locutor diz que, "com muito trabalho e dedicação, essa história vem mudando". Bahia, que tem o terceiro maior orçamento com propaganda, lançou campanhas educativas de combate às drogas e de incentivo à economia de água. No fim de 2012, exibiu na TV comerciais que destacavam as obras da Copa de 2014.

Rio Grande do Sul disse que o crescimento na previsão de gastos deste ano deve-se, principalmente, ao programa Nota Fiscal Gaúcha. Pernambuco afirmou que "a aplicação de recursos é criteriosa". Em 2012, o governo disse que poderia usar o teto de R$ 136 milhões, mas o valor aplicado foi de R$ 71,8 milhões.

Pará informou que o aumento da arrecadação nos últimos três anos possibilitou o incremento de 7,78%. Mato Grosso do Sul disse que em 2013 foi feita "adequação" levando em conta a evolução dos custos de comunicação. O governo do Rio afirmou apenas que as variações na previsão de gastos "ocorrem em função dessas previsões serem diferentes a cada ano".

O governo do Maranhão disse que o crescimento nos gastos ocorreu porque em 2011 a Secretaria de Comunicação passou a concentrar as despesas de publicidade. Goiás não enviou dados consolidados do orçamento com publicidade. O salto de R$ 32 milhões previstos em 2012 para R$ 61 milhões em 2013 se explica pelo fato de que, no ano passado, o governo orçou R$ 6 mil para propaganda. O valor foi ajustado, e os gastos na área, em 2012, foram de R$ 87,3 milhões. Os demais Estados não comentaram.