Título: Guerra quer prévia para já definir candidato em 2013
Autor: Boghossian, Bruno
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/02/2013, Nacional, p. A6

O presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, defendeu que o partido organize uma prévia en­tre seus filiados como forma de antecipar a escolha do candidato tucano à Presidência da Repúbli­ca na eleição de 2014. Em discur­so a militantes da sigla em São Paulo, Guerra afirmou que o pro­cesso de definição da candidatura deve ser realizado ainda este ano.

"Temos o desafio de escolher nosso candidato a presidente an­tes do tempo. Não podemos es­perar até a última hora", disse o presidente do PSDB. "Não pode­mos ter campanha a presidente sem prévias se tivermos outros candidatos", acrescentou.

Guerra e outros líderes tuca­nos, como o ex-presidente Fer­nando Henrique Cardoso, apoiam a candidatura do sena­dor Aécio Neves (MG) e defen­dem que a definição de seu nome seja feita o quanto antes, apesar da resistência do grupo ligado ao ex-governador José Serra.

"Eu, pessoalmente, defendo o nome do ex-governador Aécio Neves, que é o mais qualificado neste instante para ser pré-candidato", prosseguiu Guerra. "É preciso renovar os quadros do partido, com novos nomes e no­vos candidatos. É assim que se constrói a renovação."

Uma eleição interna em 2013 seria uma maneira de antecipar a consolidação de Aécio como candidato, superando divergências dentro da legenda, e de empur­rar para a disputa o senador mi­neiro, que ainda apresenta um discurso tímido como um dos lí­deres da oposição à presidente Dilma Rousseff (PT).

Tempo. Na avaliação de Guer­ra, Aécio "sabe o tempo em que tem que assumir" sua candidatu­ra. Espera que seja "em breve, com antecedência para que se tenha tempo de fazer a campanha, construir alianças, fazer o candi­dato conhecer o Brasil e fazer o Brasil conhecer o candidato".

Em entrevista à revista Veja do último fim de semana, o governa­dor de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), também defendeu as prévias. "Defendo a ideia de que o partido, se tiver mais de um pré-candidato, faça prévias. Elas ajudam a unir , porque não limi­tam o direito de ninguém de dis­putar. Aquele que é escolhido tem mais legitimidade e o derrota­do tem obrigação moral de apoiá- lo", disse Alckmin, que citou Ser­ra entre os possíveis candidatos.

Aos paulistas, Guerra garantiu que não há divisões no partido. "Não tem essa história de PSDB de São Paulo e de Minas. Tudo isso é falso. São questões inventa­das contra nós pelo adversário."