Título: Desafios para a indústria brasileira
Autor: Lacerda, Antonio Corrêa de
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/02/2013, Economia, p. B2

Há um descolamento entre o espetacular avanço do consu­mo na economia brasileira, que vem crescendo ao ritmo de 84% ao ano, e o desempenho negativo em 2,7% da produção industrial. A indús­tria tem sido afetada negativamente por fatores conjunturais e estruturais. Do ponto de vista conjuntural, influenciou a queda da demanda gerada pela crise inter­nacional, especialmente para a Argenti­na. Sob o ponto de vista estrutural, os fatores adversos de competitividade sistêmi­ca foram determinantes para a perda de espaço da produção local relativamente às importações.

O nível da produção industrial atual é semelhante ao observado há quase cinco anos, em 2008, antes dos efeitos da crise. Enquanto isso, o coeficiente de importa­ções cresceu em praticamente todos os segmentos industriais, dos tradicional­mente deficitários na balança comercial, como química, eletroeletrônica e bens de capital, até bens de consumo duráveis e outros da indústria de transformação, inviabilizando elos importantes da ca­deia produtiva e gerando conseqüências negativas sobre o emprego, a renda e tec­nologia domésticas.

Os custos do trabalho na indústria ge­ral, porém, têm crescido, em decorrência não só da conjuntura, mas de mudanças expressivas em aspectos como demografia e crescimento do setor de serviços. Com isso temos uma disputa por profis­sionais qualificados, a chamada "guerra por talentos", inflacionando os custos. Segundo a CNI, em 2012, enquanto hou­ve um crescimento de 24% no fatura­mento real, os rendimentos reais dos tra­balhadores cresceram 5,1% no setor. Tra­ta-se, evidentemente, de uma situação insustentável no longo prazo, pois não será possível manter esse descompasso. Mes­mo que seja algo aparentemente favorá­vel ao trabalhador, como estamos numa economia aberta, a tendência seria de substituição da produção local por impor­tados, pela perda de competitividade.

No curto prazo é importante liberali­zar, de forma controlada, a importação de mão de obra e intensificar programas de qualificação de trabalhadores para que haja maior equilíbrio de oferta e demanda no médio e no longo prazos. Além disso, a saída para ampliar a capacidade competitiva da indústria estará em bus­car ganhos de produtividade mediante a automatização da produção, a racionalização das linhas de produção, a informatização de processos. Em muitos casos, is­so requer investimentos em novas má­quinas e equipamentos, mas também es­forços inovativos.

No entanto, é claro, a tarefa não se res­tringe às medidas citadas. No âmbito ma­croeconômico, é preciso propiciar um ambiente favorável à produção local, de forma a lhe permitir concorrer em igual­dade de condições com os importados e ganhar espaço nas exportações. Há ainda um papel relevante a ser exercido pela política industrial. Muitas das medidas ado­tadas no País, embora válidas e no cami­nho certo, são tópicas e com prazo de vali­dade determinado, como desoneração tributária e linhas de financiamento facili­tadas para investimentos. Permanece o desafio de uma política industrial perene e ousada, com objetivos estratégicos de longo prazo, a exemplo de vários países bem-sucedidos na área. Vale destacar que várias mudanças de política macroe­conômica como a redução expressiva da taxa básica de juros e a desvalorização cambial estão no caminho correto de me­lhorar nossas condições de competitivi­dade sistêmica. O mesmo vale para as me­didas de desoneração tributária, redução de encárgos sobre folha de pagamento e diminuição dos preços de energia para produtores e também consumidores.

Mas, embora as iniciativas tomadas representem um avanço em relação à situa­ção passada, infelizmente ainda estão dis­tantes da prática internacional, que é o que efetivamente está em jogo da competitividade na globalização, agravada com a crise em vários países. Só nos resta, pois, avançar nas questões citadas, assim como incrementar os investimentos em infraestrutura para viabilizar a indústria do século 21 no Brasil.

* PROFESSOR-DOUTOR DO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM ECONOMIA POLÍTICA DA PUC-SP, DOUTOR PELO IE/ UNICAMP, FOI PRESIDENTE DO CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA (COFECON)