Título: Maduro diz que se reuniu com Chávez por 5 horas
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/02/2013, Internacional, p. A14

Após o governo da Venezuela informar que o estado de saú­de do presidente Hugo Chá­vez havia piorado, o vice-presi­dente, Nicolás Maduro, foi à porta do hospital militar de Caracas, onde o líder bolivaria-no está internado, e fez um pronunciamento para acal­mar o país. Ele disse que se reu­niu com o Chávez por cinco ho­ras.

Maduro confirmou que o qua­dro de infecção respiratória per­manece grave, mas disse que Chávez está lúcido e segue to­mando as decisões pelo país. Os dois falaram sobre economia e questões de políticas interna. Maduro afirmou que recebeu orientações de Chávez. Segundo ele, o presidente se comunica apenas por bilhetes, já que pas­sou por uma traqueostomia para ajudar na respiração.

"Tivemos essas sessões (de trabalho) que abrangeram mais ou menos cinco horas e meia. Ele esteve muito enérgico, com muito ânimo, com muita força e vitalidade. E isso nos enche de alegria", disse o vice, que apare­ceu ao lado do ministro do Petró­leo, Rafael Ramírez, e do minis­tro da Ciência, Jorge Arreaza, genro de Chávez.

As declarações de Maduro fo­ram dadas poucas horas depois de o chanceler, Elias Jaua, ter in­formado que o estado de saúde de Chávez havia piorado. O mi­nistro das Comunicações, Ernes­to Villegas, também havia afirma­do o quadro clínico do líder bolivariano não evoluía de maneira favorável.

Vigília. Desde sexta-feira, cente­nas de chavistas, carregando ve­las e cartazes com imagens do presidente, estão em vigília nas imediações do Hospital Militar Dr. Carlos Arvelo, onde o ele está internado.

Chávez foi operado em 11 de dezembro pela quarta vez em 18 meses. Durante a cirurgia, ocor­reram complicações por uma he­morragia e, posteriormente, por uma infecção pulmonar que le­vou a uma insuficiência respira­tória. Na semana passada, o go­verno disse que ele tinha sido submetido a uma traqueosto­mia e respirava por meio de uma cânula traqueal, que dificultava sua fala.

Desde segunda-feira, quando Chávez voltou a Caracas após quase dois meses em Cuba, o go­verno não tornou pública nenhu­ma imagem nova do presidente venezuelano.

As únicas imagens divulgadas após a operação foram há uma semana. Nas fotos, Chávez apa­rece com duas de suas filhas no hospital de Havana, segurando uma edição do jornal cubano Granma do dia anterior. / efe, REUTERS eAFP