Título: Renan defende mais liberdade para redes sociais
Autor: Leal, Luciana Nunes
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/03/2013, Nacional, p. A7

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), usou a propaganda partidária do PMDB, veiculada ontem no rá­dio e na TV, para defender a liberdade de expressão nas redes so­ciais e para afirmar que "nada é maior" do que a vontade dele de acertar. Desde que assumiu o car­go, uma campanha pede para que ele renuncie. Um abaixo-assinado na internet já reuniu mais de 1,6 milhão de assinaturas com esse fim. O peemedebista tem um currículo marcado por de­núncias de irregularidades, que o levaram, inclusive, a deixar a presidência da Casa em 2007.

"É com a convicção de que nin­guém pode ser proibido de dizer o que pensa nem de expressar seus sentimentos que eu chego à presidência do Senado. Democra­cia é respeitar as divergências, é conviver com as diferenças. Para os erros da democracia, mais de­mocracia. Para as redes sociais, mais liberdade", afirmou. E, em seguida, emendou: "A contribui­ção do PMDB para o momento democrático que vivemos hoje é enorme, assim como é enorme a minha vontade de acertar. Neste momento, posso afirmar, nada é maior do que ela".

Ausência. Além de Renan, ou­tros 15 peemedebistas estrelaram os dez minutos de propagan­da a que o partido tem direito semestralmente. Apesar de tan­tas presenças, houve pelo me­nos uma ausência importante: a do deputado Gabriel Chalita, que no ano passado foi o candida­to da sigla à Prefeitura de São Paulo. Esta semana, Chalita foi acusado de receber propina quando era secretário estadual da Educação. Após as denúncias, o deputado teria sido descarta­do pelo Planalto de assumir um ministério na possível reforma preparada pela presidente Dilma.

O vice-presidente Michel Te­mer foi escalado para encerrar a propaganda. Em sua fala, ele pe­diu unidade ao partido, que en­frenta diversas brigas internas. "À medida que as conquistas são alcançadas, aumenta nossa res­ponsabilidade e, por isso, aumen­ta também a necessidade de es­tarmos cada vez mais unidos e fortes para darmos continuida­de ao nosso projeto", afirmou.