Título: Panamenho diz que Chávez teve morte cerebral
Autor: Lameirinhas, Roberto
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/03/2013, Internacional, p. A11

A onda de boatos que tem assaltado a Venezuela a cada semana desde que o presidente Hugo Chávez se submeteu a uma cirurgia em Cuba - a quarta desde que anunciou ter câncer em dezembro, voltou a crescer na quarta-feira à noite, após uma breve visita do ministro da Defesa Diego Molero ao Hospital Militar Dr. Carlos Arvelo e das declarações do ex-embaixador do Panamá ante a OEA Guillermo Cochez, segundo as quais Chávez já teria "morte cerebral".

"0 paciente foi desconectado das máquinas que o mantinham vivo há quatro dias", disse Cochez. "A informação que tenho é a de que o presidente Chávez está com morte cerebral desde 30 de dezembro. E nesse estado ele foi trasladado à Venezuela, uma vez que não queriam desconectá-lo em Cuba."

"Estão falseando essa informação com fotografias falsas que não correspondem à realidade", prosseguiu o panamenho em entrevista ao canal colombiano NTN24.

0 governo informou que Chávez chegou ao hospital militar em Caracas na madrugada do dia 18, onde prosseguiria seu tratamento pós-operatório.

Segundo os porta-vozes do chavismo, como o ministro das Comunicações e Informação, Ernesto Villegas, e o chanceler, Elias Jaua, o presidente Hugo Chávez ainda se ressente da insuficiência respiratória que se seguiu à cirurgia num hospital de Havana.