Título: Produção da Petrobrás cai 3,3% em janeiro
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/03/2013, Economia, p. B3

ANP cobrará da Petrobrás aumento de investimento na Bacia de Campos

O diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Bio-combustíveis (ANP), Florival Carvalho, afirmou ontem que o órgão regulador cobrará da Petrobrás aumento de investimento na Bacia de Campos que teve queda de produção. Ontem, a petroleira anunciou mais um recuo de produção em Campos, a principal bacia do País: -2,3% em janeiro em relação ao mês anterior.

A produção de óleo da Petrobrás incluindo outras bacias também caiu - 3,3% na mesma comparação, para 1,965 milhão de barris por dia. As ações ordinárias da companhia fecharam em baixa de 1,63%, a R$ 14,49. Essa é a pior cotação dos últimos sete anos.

Investimentos. Carvalho fez a declaração antes de se dirigir a uma reunião na Petrobrás para discutir aumento de investimentos para o Campo de Roncador, um dos três maiores produtores da Bacia de Campos. O Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, antecipou em janeiro que Roncador é o primeiro de um total de 11 campos que terão seus planos de desenvolvimento revistos pela ANP, de forma a reverter a queda de produção nos campos antigos. Juntos, eles representam cerca de 80% da produção nacional. Apenas em Roncador, os investimentos requeridos passam de US$ 1 bilhão. "Vamos lutar para que haja mais investimento, não só em Roncador, mas também em outros campos com queda de produção", disse a jornalistas.

Fontes da Petrobrás dizem que parte das exigências carecem de fundamento técnico. A ANP exigiu, por exemplo, a instalação de uma plataforma extra no campo. Um técnico diz que nem sequer há espaço físico na área para comportar uma nova unidade. A ANP também exigiu a antecipação de investimentos já programados, como perfuração de poços.

Mas em um dos casos, por exemplo, isso significaria perfurar no escuro, antes mesmo do resultado de estudos sísmicos (uma espécie de raio X da terra para tentar identificar presença de óleo). Esse mapeamento já está contratado, mas só ficará pronto em dois anos.

Rigor. Carvalho demonstrou ontem, no entanto, que a ANP manterá o rigor para reverter a queda de produção nos maiores campos produtores da Petrobrás, também os maiores pagadores de participação especial. Apenas no ano passado, a Bacia de Campos registrou uma queda equivalente a mais de 16% da produção nacional.

O resultado geral da Petrobrás vem sendo compensado pelo aumento da produção nos campos novos do pré-sal, o que mantém o número geral estável. Na Bacia de Campos, a queda chegou a 282 mil barris em setembro do ano passado, em relação ao total de 1,753 milhão de barris produzidos em janeiro de 2012. A diferença foi reduzida, mas a região ainda produz 134 mil barris por dia menos do que há um ano. E o resultado de janeiro mostra nova tendência de baixa.

Consumo. A ANP divulgou ontem que o consumo de gasolina no País cresceu 11,9% em 2012, em relação ao ano anterior. O consumo aparente de combustíveis em geral, incluindo gás, querosene de aviação e etanol, entre outros, aumentou 6,1% no ano. No diesel, a alta foi de 7%.

Carvalho afirmou que o consumo pode aumentar mais do que 6,1% este ano, mas não crescerá na mesma proporção que em 2012 em relação ao Produto Interno Bruto-(PIB).

--------------------------------------------------------------------------------