Título: Investimento vai se recuperar, e PIB sobe 4% em 2013
Autor: Dantas, Fernando
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/03/2013, Economia, p. B1

Entrevista

Nilson Teixeira, economista-chefe do Crédit Suisse no Brasil

Para economista, recuperação do consumo das famílias deve dar impulso ao crescimento do PIB este ano.

Nilson Teixeira, economista- chefe do Crédit Suisse no Brasil, prevê crescimento de 4% em 2013, com recuperação dos investimentos e bom desempenho do consumo das famílias.

O que o sr. achou do resultado do PIB?

O PIB do quarto trimestre veio ligeiramente abaixo da nossa expectativa. Pelo lado da oferta, a grande surpresa desfavorável foi a agropecuária. A indústria foi ligeiramente abaixo do que esperávamos. Pelo lado da demanda, há notícias muito favoráveis: o consumo das famílias já com recuperação e, pela primeira vez desde meados de 2011, os investimentos mostram uma expansão. Isso é compatível com nossa previsão de recuperação dos investimentos, o que deve levar a economia a crescer 4% em 2013.

Como deve ser o primeiro trimestre de 2012?

Nós prevemos uma expansão de 1,2% ante o quarto trimestre. O resultado do quarto trimestre, aliás, aumentou a probabilidade de essa expansão ser maior. Como o resultado da agropecuária no último trimestre foi muito pior do que imaginávamos, a base de comparação deprimida deve ampliar o crescimento no primeiro trimestre.

Qual a sua previsão de crescimento do investimento em 2013?

Prevemos 6,5%. O efeito base de comparação também ajuda, já que o investimento caiu 4% em 2012. Mas há também uma série de medidas que foram tomadas pelo governo que tendem a estimular os investimentos. Máquinas e equipamentos, mostraram uma contração importante, mas há estímulos que tende a elevar a competitividade da indústria brasileira por algum período, difícil de precisar. Seja porque tem tarifa de importação mais alta, uma taxa de câmbio mais depreciada, comparada com o início do ano passado, bem mais depreciada, uma taxa de juro menor, o PSI (linha barata do BNDES) que ajuda bastante.

E os caminhões, que entram no investimento?

Depois de uma queda muita alta em 2012, eles devem ter uma recuperação importante em 2013. Aliás, já houve uma recuperação do investimento como um todo no quarto trimestre, muito pequena, é verdade, de 0,5%, mas, nos próximos trimestres, isso tende a ser mais expressivo. Outro componente dos investimentos, a construção civil, também deve ter desempenho melhor este ano.

O que deve estimular a construção civil?

O crédito imobiliário continua sendo responsável por quase 60% do crescimento em doze meses das concessões de crédito para famílias. Isso é um estímulo importante. E há uma redução importante das taxas de juros no crédito imobiliário.

O bom desempenho do consumo das famílias deve prosseguir?

Sim, o mercado de trabalho deve continuar ainda muito favorável, a taxa de desemprego diminuirá. Os salários reais devem aumentar, menos que em 2011, mas aumentarão. E vai haver uma melhora das condições de crédito, não apenas com juros menores, o que deve diminuir o comprometimento de renda das famílias, mas também porque, num cenário de investimentos e confiança melhorando, nos parece que os bancos privados tenderão a acelerar a oferta de crédito.