Título: Debate de cardeais sobre escândalos adia definição sobre data de conclave
Autor: Netto, Andrei
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/03/2013, Vida, p. A11

A data do início do conclave que definirá o sucessor do papa Bento XVI à frente da Igreja Católica não foi anunciada ontem, em Roma, e pode não ser definida nem mesmo hoje. O adiamento da decisão ocorre porque muitos religiosos que participam desde a segunda-feira da Congregação Geral, no Colégio Cardinalício, vêm solicitando detalhes sobre temas sensíveis do Vaticano. Entre eles, alguns dos escândalos que abalaram a gestão do último pontífice, como corrupção, sexo, pedofilia e vazamento de dados confidenciais da Cúria o caso Vatileaks.

Debater esses temas foi uma reivindicação feita publicamente nos últimos cinco dias por cardeais de diferentes nacionalidades, entre os quais dois representantes do Brasil d. Geraldo Majella Agnelo e d. Raymundo Damasceno. Um dos objetivos desses religiosos é tomar conhecimento da investigação solicitada em 2012 por Bento XVI a três cardeais. Juan Herranz, Josef Tomko e Salvatore De Giorgi escreveram um relatório de 300 páginas sobre o escândalo Vatileaks e teriam descoberto ainda a existência de redes de tráfico de influências, chantagem e sexo na Cúria, segundo o jornal La Repubblica. Vários cardeais alegam que o resultado da investigação pode afetar o voto dos participantes na escolha do sucessor de Bento XVI.

Ontem, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, confirmou que a definição do início do conclave só acontecerá quando as discussões em curso chegarem ao fim. Questionado se os cardeais estão debatendo o caso Vatileaks e escândalos recentes - como o de atitude sexual "inapropriada" envolvendo o cardeal britânico Keith 0"Brien.

Lombardi evitou entrar em detalhes, mas reconheceu que "questões relativas à atualidade do mundo e da Santa Igreja" estão em pauta, entre as quais "a situação da Igreja, sua renovação à luz do Concilio Vaticano 2º e a nova evangelização".

Para o teólogo protestante Fulvio Ferrari, vice-decano da Faculdade Valdese de Teologia de Roma, as razões do vazamento de informações da Cúria ainda não estão claras - e talvez nunca venham a sê-lo. "Mas uma coisa parece quase certa a renúncia de Bento XVI tem relações com a investigação feita pelos três cardeais", disse. "AIgreja de fato enfrenta problemas reais, mas não creio que o conclave seja um momento propício para refletir sobre os novos caminhos."