Título: Bolsa de NY chega ao maior nível de sua história
Autor: Chacra, Gustavo
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/03/2013, Economia, p. B3

Índice Dow Jones atinge 14.253,77 pontos e supera a marca anterior de cinco anos e meio atrás, em 2007, antes da crise global

O índice Dow Jones, que mede a variação do preço das ações de 30 das principais empresas negociadas na Bolsa de Valores de Nova York, bateu recorde ontem ao atingir o seu maior valor em toda a história, fechando em 14.253,77 pontos, uma elevação de 0,9%.

A marca anterior era de cinco anos e meio atrás, em outubro de 2007, cerca de um ano antes do colapso do mercado financeiro americano com a quebra do banco Lehman Brothers e a implosão do setor imobiliário. Em março de 2009, o Dow Jones havia caído para metade do nível anterior, antes de recomeçar uma lenta recuperação.

No fim do pregão, depois de tocar o sino anunciando o término das negociações, os operadores celebraram o resultado. Alguns analistas alertavam, porém, que o recorde oculta a real situação de fragilidade da economia e do mercado financeiro americano.

O Wall Street Journal lembrou que a recente alta no Dow Jones revela "um clássico comportamento dos investidores". A história demonstra, analisa o jornal, que os investidores tradicionalmente ficam empolgados quando as ações se aproximam de recordes", como agora. "Eles também tendem a vender quando os índices estão em queda", acrescenta o jornal.

Jeff Cox, principal analista financeiro da rede de TV CNBC, voltada para a cobertura econômica, lembrou que, ao "se ajustar para a inflação em dólares, o índice Dow Jones precisaria ultrapassar 15.731,54 para bater o recorde" estabelecido há mais de cinco anos. Alguns analistas avaliavam ontem que ainda há condições de o mercado prosseguir nesta tendência de alta até atingir 18 mil pontos. Outros estavam mais céticos. As bolsas europeias permanecem distantes de seus recordes estabelecidos anos atrás.

Paradoxo. Ironicamente, a alta no índice Dow Jones ocorre menos de uma semana depois de ser implementada a "sequestration", como é conhecido o corte de US$ 1,2 trilhão ao longo dos próximos dez anos.

Nas últimas semanas, o presidente Barack Obama vinha advertindo para um cenário sombrio, embora tenha amenizado o tom nos últimos dias. O recorde dp índice Dow Jones também ocorre em um momento em que a economia americana cresceu apenas 0.1% no último trimestre do ano passado, de acordo com o Departamento de Comércio.

A taxa de desemprego do País está em 7.9% - o índice de desemprego em fevereiro será anunciado nesta sexta-feira.

China- A alta de ontem da Bolsa de Valores de Nova York, que culminou no recorde, se deveu a dois principais fatores. Primeiro, o anúncio da China de que manterá a sua meta de crescimento. Em segundo lugar, porque os investidores acreditam que bancos centrais irão manter as medidas de estímulo à economia.