Título: BM&FBovespa reduz tarifa de negociação de ações
Autor: Cucolo, Eduardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/03/2013, Economia, p. B5

Tarifa de negociação de operações é reduzida em 28,3%; "houve uma eliminação de gordura", diz presidente da bolsa

A nova política de tarifação anunciada ontem pela BM&FBovespa para o mercado à vista de ações prevê uma redução de 28,5% na tarifa de negociação nas operações regulares, de day trade e exercício de opção, mas não há modificação no custo final para os fundos e clubes de investimento, explicou o diretor presidente da BM&FBovespa, Edemir Pinto, em entrevista para a imprensa. Segundo ele, houve um rebalanceamento de preços dentro do processo de integração, captura de sinergias e ganho de eficiência que a Bolsa vem fazendo nos últimos anos.

Edemir disse que, com a fusão da BM&F com a Bovespa, haviam subsídios cruzados nas tarifas, o que dificultava uma comparação clara com as bolsas internacionais. Mesmo assim, Edemir observou que não foram eliminados todos os subsídios. "Houve uma eliminação da gordura mais aparente", disse.

Entre as principais iniciativas que estão sendo implementadas nesse sentido, e que entram em vigor a partir de 1° de abril, está uma redução de 28,5% da tarifa de negociação no mercado à vista de ações. Portanto, a Bolsa passará a cobrar 0,005% sobre o valor negociado, contra 0,007% atualmente.

Faixa. Edemir explicou que os fundos de investimento e clubes passam a ser cobrados na mesma faixa, mas que os subsídios que estavam cruzados na pós negociação foram ajustados, de modo que o custo final não mudou. Na pós negociação, a taxa de liquidação foi elevada de 0,0180% para 0,0200%. Com a redução no custo de negociação, o custo final permanece em 0,250%.

As operações em leilão (abertura e fechamento) e as ofertas publicas de aquisição (OPAs) terão redução temporária das tarifas somente até 2 de dezembro deste ano, para permitir a adaptação dos sistemas da Bolsa, das corretoras e dos fornecedores. Depois voltará a ser cobrada a tarifa atual de 0,007% sobre o valor negociado.

O diretor presidente da BM& FBovespa afirmou que um dos fatores que permitiram as mudanças relacionadas à redução das tarifas foi o compartilhamento dos atuais ganhos de escala com a fusão das Bolsas e que estão sendo transferidos ao mercado.

Tal transferência está também prevista em uma outra iniciativa anunciada, prevendo reduções progressivas das tarifas de negociação quando aumentarem os volumes negociados. Essa mudança entra em vigor a partir de 2 de dezembro deste ano. /Cynthia Decloedt