Título: Petrobras anuncia aumento de 5% no preço do diesel
Autor: Tereza, Irany ; Ciarelli, Mônica
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/03/2013, Economia, p. B6

Um aumento inesperado de 5% no preço do óleo diesel nas refinarias da Petrobrás começou a vigorar hoje, pouco mais de um mês depois do último reajuste, de 5,4%, anunciado no final de janeiro. Desta vez, no entanto, o aumento não foi estendido à gasolina, que em 30 de janeiro havia subido 6,6%.

Este é o quarto aumento do diesel desde junho do ano passado. O anúncio, feito ontem à noite pela estatal, surpreendeu. "Não esperávamos por isso agora", disse Alísio Vaz, presidente do Sindicato das Distribuidoras de Combustíveis (Sindicom).

O preço do diesel, sobre o qual incide o reajuste anunciado pela Petrobrás, não inclui os tributos federais CIDE e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS. Em nota, a companhia informou que aumento foi definido, "levando em consideração a política de preços, que busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo".

Para o consultor Adriano Pires, do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), o reajuste "é uma boa notícia", mas não zera a defasagem, que ele calcula em 19% em relação aos preços internacionais do combustível.

Ele estranhou apenas a decisão num momento em que a inflação está em alta, mas disse ter tido conhecimento de que o governo estuda zerar o PIS/Cofins cobrado no produto, o que compensaria o reajuste.

"É uma notícia muito importante que vai reforçar muito o caixa da Petrobrás", diz, lembrando que a importação de diesel no ano passado correspondeu a 19% do consumo. Este ano, segundo ele, este porcentual deve subir para a casa de 24%, por causa do aumento da safra agrícola.

Impactada por um plano de investimentos que teve seu volume, para 2012-2016, ampliado em 5,25% em relação ao anterior (2011-2015), para US$ 236,5 bilhões, a Petrobrás vem perseguindo o que a presidente da estatal, Graça Foster, costuma definir como "convergência de preços". A executiva evita falar em paridade, mas recorrentemente tem defendido que a empresa necessita elevar sua receita para manter o programa de investimentos.

A previsão é que as ações da Petrobrás reajam bem hoje ao anúncio da empresa. Nos últimos meses, a estatal tem amargado uma grande perda de valor de seus papéis na Bolsa. Somente este ano, as ações ordinárias (ON, com direito a voto) já perderam 27,11% em valor; em um ano, a perda chega a quase 44%.