Título: Conab reduz estimativa da safra para 183,5 milhões de toneladas
Autor: Porprio, Aline
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/03/2013, Economia, p. B4

Nova estimativa continua a ser recorde, com alta de 10,5% em relação ao ano passado; IBGE mantém previsão de alta de 13%

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) reduziu a estimativa da produção brasileira de grãos da safra 2012/2013, mas o volume continua sendo recorde e representa um aumento de 10,5% em relação à colheita passada. O excesso de chuvas na Região Centro-Oeste e a estiagem no Nordeste foram as razões que levaram à revisão dos dados. Ainda assim, o governo acredita que a variação é insuficiente para prejudicar a demanda interna e as exportações.

De acordo com o sexto levantamento da Conab, divulgado ontem, a safra deste ano será de 183,58 milhões de toneladas. No mês passado, a empresa - ligada ao Ministério da Agricultura - projetava 184,99 milhões de toneladas. A soja se mantém como principal destaque, com previsão de 82,06 milhões de toneladas, volume 23,6% acima do produzido na safra passada.

A previsão também é boa para o chamado milho safrinha, que deve crescer 5,5% em relação as 39,11 milhões de toneladas de 2012 e atingir 41,28 milhões de toneladas. Segundo os técnicos, a safrinha supera o milho de verão, com produção prevista de 34,79 milhões de toneladas.

O levantamento da Conab aponta alta de 4,1% na área plantada em relação à safra passada e deve chegar a 52,99 milhões de hectares. As culturas de soja e milho terão os maiores aumentos. A área de soja cresceu 10,4%, de 25 milhões para 27,6 milhões de hectares. O milho safrinha cresceu 8,6%, de 7,6 milhões para 8,3 milhões de hectares.

Impacto. Para o diretor de Política Agrícola e Informação da Conab, Silvio Porto, a queda de 1,36 milhão de toneladas na previsão da safra de grãos não é suficiente para causar impacto a ponto de prejudicar a disponibilidade de commodities para atender à demanda interna e à exportação.

Porto não descarta uma melhora nos próximos levantamentos, principalmente em relação ao milho safrinha. Segundo o técnico, a Conab ainda mantém uma projeção conservadora para a produtividade dessa cultura em Mato Grosso, que é o maior produtor brasileiro.

Na avaliação do diretor da Conab, as perspectivas são boas para o arroz e feijão nesta safra. A Conab estima que a produção de feijão deve aumentar 12,5% para 3,283 milhões de toneladas. Em relação ao arroz, a produção cresceu 3,5%, para 12,05 milhões de toneladas, que, somadas ao estoque de passagem de 1 milhão de toneladas, superam o consumo em 12,1 milhão de toneladas.

IBGE. A safra brasileira de grãos deve somar 183,4. milhões de toneladas em 2013, um aumento de 13,2% em relação ao : ano passado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A estimativa de fevereiro ficou estável em relação à projeção de janeiro, mas houve ajustes para cima na expectativa para a soja, milho, cana-de-açúcar, café e amendoim.

Tanto a soja quanto o milho devem ter safra recorde este ano. Prejudicada pela estiagem no ano passado, a produção de soja em grão deve crescer 26,8% em 2013. Já o milho, que já tinha registrado safra recorde em 2012, verá sua safra aumentar em 4,1% este ano.

“A soja está terminando de ser colhida, com a produção se recuperando da grande estiagem na Região Sul do País no ano passado”, disse Mauro Andreazzi, gerente da Coordenação de Agropecuária do IBGE. / colaborou Daniela Amorim