Título: Conflito contra o secularismo de Quebec
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/03/2013, Vida, p. A15

Natural do Quebec, no Canadá, o cardeal Marc Ouellet está entre os favoritos para suceder Bento XVI, mas já afirmou, em 2010, que "ser papa seria um pesadelo". Aos 68 anos, é prefeito da Congregação para os Bispos e o responsável pela Pontifícia Comissão para a América Latina, órgão da Cúria Romana que estuda os problemas relativos à vida e ao desenvolvimento da Igreja na América Latina. Por causa desse trabalho, tem um bom trânsito entre os cardeais do continente.

Ouellet foi arcebispo da Província de Quebec dê 2002 a 2010 durante uma época turbulenta, em que as posiçoes inflexíveis do Vaticano geralmente iam contra o secularismo do Quebec. Na ocasião, Ouellet provocou polêmica ao se posicionar contra o casamento de homossexuais e o aborto, até mesmo em casos de estupro.

A imprensa canadense o apelidou de "o cardeal mãos de ferro". Por conta disso, estabeleceu uma relação de confiança com Bento XVI. "É o único cardeal que se encontra com o papa quase todas as semanas", afirmou o arcebispo emérito de Montreal, Jean-Claud Turcotte.

É poliglota - fala francês, inglês, espanhol, português, alemão e italiano. É um homem discreto, que pouco aparece em multidões e tem pouco perfil midiático. /AGÊNCIAS