Título: Jovem cardeal defende diálogo entre religiões
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/03/2013, Vida, p. A15

A mensagem de renovação, apontada como prioridade dos católicos para o novo papado, pode ser transmitida com a escolha do húngaro Peter Erdõ. O arcebispo de Esztergom-Budapeste foi durante muito tempo o cardeal mais jovem da Europa e hoje, aos 6o anos, prega contra a secularização e tem relação próxima com a África.

Proclamado cardeal em 2003 por João Paulo II, primeiro papa oriundo de um país da extinta União Soviética, Erdõ é visto como um líder em potencial para estreitar os laços com as Igrejas ortodoxas. Fluente em sete línguas, presidiu por seis anos o Conselho das Conferências Episcopais da Europa.

O pulso firme e as convicções fortes podem contar a seu favor, "Os cardeais, desde a Idade Média, sempre têm dado suas opiniões sobre todos os temas que os interessam porque seu dever é representar a fé, a esperança e o amor", disse ele ao jornal húngaro Nepszabadsag.

A participação do jovem cardeal não se resume ao discurso. Ativista na evangelização das novas gerações, defende o diálogo com outras religiões, especialmente com o judaísmo. Em abril passado, durante marcha celebrada em Budapeste para lembrar vítimas do Píoloeausto, ressaltou que o antissemitismo nâo tem lugar dentro do cristianismo.