Título: Impulso na direção da purificação
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/03/2013, Vida, p. A15

Do papa Joao Paulo II, ele ganhou a alcunha de "arcebispo da capital do mundo". Por vaticanistas, foi apresentado como o "candidato que representa o impulso na direção da purificação". O americano Timothy Dolan, de 63 anos, arcebispo de Nova York, se destacou nas reuniões pré-conclave por pedir mais transparência da Igreja e acabou vendo seu nome aparecer com mais força, nos últimos dias, como candidato a sucessor de Bento XVI.

Curiosamente, logo após a renúncia, a hipótese foi descartada justamente por ele ser "distintamente americano" - muito expansivo e muito alegre. Ele tem disfarçado, falando que está ansioso para voltar para casa.

Além da posição firme, vem chamando a atenção pelo bom humor e dinamismo e por ter um histórico tanto de administrador firme (é presidente da Conferência Americana dos Bispos Católicos) quanto de pastor. Na eleição presidencial de 2012, democratas e republicanos disputaram quem teria sua bênção. Ele deu aos dois.

Pesam contra ele o fato de não falar bem italiano e de, na época em que foi arcebispo de Milwaukee, ter autorizado pagamentos a padres envolvidos em denúncias de abuso para que eles se afastassem. / Agências