Título: Varejo começou o ano com alta de 0,6%
Autor: Veríssimo, Renata
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/03/2013, Economia, p. B3

Retorno do IPI em alguns produtos afetou resultado, mas analistas veem desaceleração

O comércio varejista começou o ano em território positivo, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As vendas cresceram 0,6% de dezembro para janeiro, embora o retomo gradual do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) tenha prejudicado o desempenho do setor de móveis e eletrodomésticos. Entretanto, economistas encararam o resultado como uma confirmação da desaceleração no ritmo de expansão.

Em janeiro, a volta do IPI também prejudicou o desempenho do varejo ampliado, que inclui as vendas de veículos e material de construção. O aumento nas vendas foi de apenas 0,3%, por causa da queda de 1,2% no segmento de veículos e motos, partes e peças.

“A forte antecipação de demanda por automóveis e eletrodomésticos da linha branca, ao lado do aumento progressivo do IPI, implicará um período de desaceleração das vendas desses segmentos já no primeiro trimestre de 2013”, avaliou Flávio Combat, economista-chefe da corretora Concórdia. Segundo ele, a compra de automóveis em meses anteriores provoca também um comprometimento maior da renda das famílias no médio prazo.

No mês, o setor de hipermercados e supermercados teve forte crescimento, influenciado pelo aumento na renda do trabalhador e na estabilidade do emprego. A alta nas vendas foi de 1,4% em relação a dezembro.

Início de ano. Segundo Reinaldo Pereira, gerente da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE, há várias razões para o bom desempenho do segmento, apesar da pressão da alta no preço de alimentos. “São produtos de primeira necessidade, e houve aumento de renda. Além disso, é início de ano, com férias, 13.0 salário. As pessoas estão com um pouco mais de dinheiro.”

No entanto, na comparação com o mesmo período do ano passado, os supermercados sentiram o peso da inflação. As vendas aumentaram 3,4%, a menor expansão entre os dez setores investigados pela pesquisa. “O setor de supermercados foi o que teve menor crescimento por causa do aumento de preços. Enquanto os preços no varejo restrito subiram 6,2% em janeiro em relação a janeiro de 2012, a alta nos supermercados foi de 10,1%”, calculou Fábio Bentes, economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

As vendas no total do varejo subiram 5,9% em janeiro em relação ao mesmo período do ano passado. Apesar de ser um número ainda expressivo, o resultado manteve a tendência de desaceleração iniciada em agosto de 2012, quando o aumento foi de 10%. Segundo Bentes, o desempenho é positivo, mas com clara perda de fôlego, pressionada, principalmente, pela inflação.

“O comércio não vai crescer de jeito nenhum o que cresceu no ano passado”, previu o economista da CNC, que revisou para baixo a estimativa de expansão do varejo em 2013, de 6,7% para 6,5%.