Título: Oposição faz périplo no Maranhão contra 50 anos do clã Sarney
Autor: Bresciani, Eduardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/03/2013, Nacional, p. A6

Para tentar pôr um fim à hegemonia do grupo político no Estado, Flávio Dino (PC do B) organiza campanha

Para evitar que a família Sarney alcance a marca de meio século no poder no Maranhão, políticos de oposição iniciaram ontem, em Imperatriz, um movimento para percorrer o Estado em uma espécie de pré-campanha a favor do presidente da Embratur, Flá­vio Dino (PC do B).

Foi em 1965 que José Sarney (PMDB) venceu sua primeira eleição para governador. Desde então, somente em 2006 um can­didato que não era apoiado pela família conseguiu uma vitória eleitoral, mas Jackson Lago aca­bou cassado e substituído por Roseana Sarney (PMDB). Se ven­cer a próxima eleição, em 2014, o grupo do ex-presidente alcança­rá a "bodas de ouro".

A mobilização começou com o lançamento de um manifesto. No texto do movimento, chama­do de Diálogos pelo Maranhão, os opositores destacam que a ren­da per capita do Estado é pouco superior a um terço da média na­cional. Citam indicadores sociais em que o Maranhão está entre os piores do País, como extrema po­breza, expectativa de vida, sanea­mento básico, entre outros. "A es­sência do projeto oligárquico no Maranhão foi tratar o Estado co­mo propriedade de um grupo, e não como expressão da vontade da sociedade. Essa é a base de uma política cujo resultado é o Estado com os menores índices de desenvolvimento humano e social do Brasil", diz um trecho do documento.

A intenção dos oposicionistas é organizar seminários temáti­cos nos próximos meses para manter uma mobilização seme­lhante a de uma campanha eleito­ral. Uma próxima reunião já foi marcada para abril em Presiden­te Dutra, cidade no centro do Es­tado. "A polarização no Mara­nhão é uma coisa que acontece na sociedade, não é uma visão só dos políticos. O Estado se divide entre quem é a favor e contra a família Sarney", diz Dino.

Alianças. O grupo busca a ade­são do PSDB e do PT numa fren­te ampla contra o clã, mas as alianças estão distantes. Em 2010, a executiva nacional do PT impôs ao diretório local o apoio a Roseana. Petistas continuam lutando internamente para aban­donar a aliança, mas alguns já de­sistiram, como o deputado fede­ral Domingos Dutra, que partici­pa da organização do novo parti­do de Marina Silva.

Os tucanos, por Sua vez, sem­pre fizeram oposição a Sarney. Uma parceria recente, porém, pode levar a uma mudança de posição. O prefeito da segunda maior cidade, Imperatriz, Sebas­tião Madeira (PSDB), tem se aproximado de Roseana devido a uma celebração de convênios. Com isso, parte do partido pas­sou a defender uma aliança em 2014 com o candidato do clã, que pode ser o secretário de Obras, Luís Fernando Silva, ou o minis­tro de Minas e Energia, Edison Lobão. "Estamos na fase de con­versas e estamos ouvindo todos os lados", diz o deputado federal Carlos Brandão, presidente do diretório estadual do PSDB.

-------------------------------------------------------------------------------- adicionada no sistema em: 16/03/2013