Título: Tablets e celulares poderão ser usados para pagar impostos
Autor: Veríssimo, Renata
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/03/2013, Economia, p. B8

A Receita Federal vai ampliar os serviços oferecidos para pessoa física por meio de smartphones e tablets. As principais alterações permitirão que o contribuinte emita o Darf para pagamentos de cotas do Imposto de Renda ecalcule ovalor do imposto a ser pago.

A coordenadora de sistemas da Coordenação de Tecnologia da Receita, Maria Rita de Abreu, disse que o governo estuda permitir que a declaração do IRPF seja entregue por meio de dispositivos móveis. Ela previu que muitas pessoas deixarão de ter laptops no futuro para usarem apenas tablets e celulares.

A nova versão lançada ontem está disponível para o sistema operacional Android. A Receita espera autorização da Apple nos próximos dias para o aplicativo utilizado por produtos da empresa (IOS).

Para emitir o Darf, o contribuinte deve fazer um cadastra-mento prévio do dispositivo móvel no Centro virtual de Atendimento ao Cidadão (e-CAC). O aplicativo calcula os valores do IR devido desde 2006, incluindo juros e multa.

O sistema poderá ser usado para emitir o Darf para o pagamento do Imposto de Renda deste ano. O documento poderá ser salvo também na pasta de imagem do tablet ou do celular.

O contribuinte poderá calcular mensal ou anualmente o valor do Imposto de Renda a ser pago ou restituído. O usuário informa os valores solicitados, como rendimentos e deduções e o aplicativo gera o montante a ser pago.

No cálculo anual, o aplicativo identifica a melhor forma de declaração (completa ou simplificada), as deduções legais e o desconto padrão, no caso de declarações pelo sistema simplificado.