Título: Petrópolis: mortes pela chuva chegam a 28
Autor: Gomes, Marcelo
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/03/2013, Metrópole, p. C7

Morre mulher que ficou sete horas soterrada; boatos de saques fazem moradores voltarem às casas interditadas para retirar pertences

Já chega a 28 o número de mor­tos em decorrência do tempo­ral que atingiu Petrópolis, na região serrana do Rio, no do­mingo. Drucilaine Alves Luminato, de 30 anos, estava inter­nada desde segunda-feira na UTI do Hospital Santa Teresa e morreu às 19 horas de an­teontem. Ainda havia ao me­nos quatro pessoas desapare­cidas na região.

Lana, como era conhecida, fi­cou sete horas soterrada e foi res­gatada por vizinhos, depois que todos os acessos ao bairro Alto Independência foram interdita­dos por quedas de barreiras e os bombeiros demoraram a chegar.

Outras seis pessoas da família dela morreram soterradas. O único sobrevivente é o marido, Rodrigo. Os dois filhos do casal, de 4 e 2 anos, morreram. Os ir­mãos de Rodrigo, Jéssica e Diego, além de seus namorados, Lucas Matheus de Souza Araújo, de 18, e Luciana Moreira Guima­rães, de 26, também estão na lis­ta de vítimas.

"Luciana foi encontrada abra­çada com Diego. Estava no mo­mento mais feliz da vida dela: ia se formar em Direito neste ano, trabalhava na defensoria públi­ca e estava planejando o casa­mento. Mas Deus sabe o que faz. Só queria que Ele passasse a mão no meu coração e levasse tudo que estou sentindo agora", disse Sueli Goldberg, mãe de Luciana.

A tragédia também atrapa­lhou os planos de casamento de duas vizinhas de Lana e Rodrigo. A casa das irmãs Tainara e Tainá Soares, de 19 e 24 anos, foi atingi­da pela avalanche. Mas elas ha­viam deixado o imóvel com a mãe, Rosa, de 45 anos, e a avó delas, de 88, e se abrigaram no vizinho do lado esquerdo. O imó­vel que desabou ficava à direita da casa delas. "Perdemos nossa casa e o salão de beleza, que era nosso ganha-pão. Eu e minha ir­mã íamos nos casar juntas em 12 de outubro. Mas, agora, nossa prioridade é arrumar um teto pa­ra viver", disse Tainara.

Depois da demora na libera­ção dos corpos, a Justiça soltou na tarde de ontem a documenta­ção para o enterro de quatro crianças vítimas do temporal: os irmãos Nicolás e Letícia Mauter Brender Fernandes, de 8 e 4 anos; e dos irmãos João Vitor e Rodrigo de Oliveira Vargas, de 2 e 4 anos. Os quatro seriam sepul­tados ainda ontem. Os pais de Nicolás e Letícia, Pedro e Cristi­na, estão entre os desaparecidos do bairro Quitandinha.

Saques. Boatos de saques fize­ram diversos moradores que abandonaram as casas no Alto In­dependência retornarem ontem ao bairro para retirar pertences. Era intenso o vaivém de pessoas carregando nas costas geladei­ras, camas e até sofás.

No início da manhã de ontem, bombeiros e militares do Exérci­to retomaram asbuscas na comunidade Vila Sã oJoaquim, no bairro Quitandinha, onde acredita- se que há quatro soterrados.