Título: Governador almoça com ex-desafeto e depois recebe Dilma
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/03/2013, Nacional, p. A10

Jarbas recebe Campos após rompimento de 20 anos; na segunda, presidente vai encontrar potencial rival de 2014

Empenhado na articulação da candidatura do governador Eduardo Campos (PSB) à Presidência da República em 2014, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) oferece hoje em sua casa de praia, no Janga, o seu famoso "cozido", em almoço dedicado a seu ex-desafeto, com quem esteve rompido por 20 anos. O evento é fechado para a imprensa.

O fato é simbólico. A "turma do cozido" sempre foi motivo de pilhéria entre os seguidores de Miguel Arraes, avô do governador, e de Campos, os "eduardistas". O rompimento entre eles se deu em 1992. No ano seguinte, Jarbas se aliou à direita criando a "União por Pernambuco" - que o elegeugovernador em 1994. Arraes, então, foi taxativo: Jarbas havia escolhido "o caminho da perdição". A "turma do cozido" passaria a ser conhecida como a direita, o fisiologismo.

Interlocutores de Campos veem com tranquilidade sua aproximação com a "turma" que tanto criticou. Lembram que ele esteve no mesmo lado todo o tempo e que Jarbas é que está retornando ao campo que havia deixado.

A reconciliação ocorreu no ano passado, quando Jarbas apoiou o candidato de Campos à prefeitura do Recife, Geraldo Julio (PSB). Jarbas tem destacado sua admiração pela capacidade de Campos de administrar ages-tão e fazer política nacional ao mesmo tempo.

Jarbas é amigo pessoal do ex-governador José Serra, com quem Campos se encontrou na semana passada. O senador promete fazer o meio de campo entre os dois e com os peemedebistas insatisfeitos com a convenção do partido que reconduziu Michel Temer ao comando.

Dilma no sertão. No território de Campos, a presidente Dilma Rousseff anunciará, na segunda-feira, pacote de medidas emergenciais para combater os efeitos da seca no Nordeste. Ao lado de Campos, seu possível rival em 2014, Dilma a proveitará a viagem a Serra Talhada (PE) para divulgar que vai repassar recursos diretamente aos municípios em estado de calamidade pública.

O governo federal também ampliará a logística para que o milho da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) chegue às regiões atingidas pela estiagem, evitando que o gado continue a morrer. O plano prevê o uso de aviões da ForçaAérea Brasileira e o envio deverba para perfuração de poços. Os detalhes da operaçãoNordeste foram decididos ontem, em reunião de Dilma com os ministros Gleisi Hoffmann (CasaCivil), Fernando Bezerra (IntegraçãoNacional), Ideli Salvatti (Relações Institucionais), o governador da Bahia, Jaques Wagner, e o comandante do Exército, general Enzo Peri.

Em Serra Talhada, Dilma vai inaugurar um trecho da adutora de Pajeú, que leva água do Rio São Francisco a 80 mil famílias. O encontro com o potencial rival Eduardo Campos é aguardado com grande expectativa.

A aliança direta com prefeitos e o reforço da agenda no Nordeste são tidos como essenciais pelo Planalto. Embora Dilmatenha potencial de votos de 76%, como aponta o Ibope, a ideia é evitar o segundo turno. / a.l. e vera rosa; COLABOROU RAFAEL MORAES MOURA