Título: Líder do governo no Senado é investigado
Autor: Recondo, Felipe
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/03/2013, Nacional, p. A10

Supremo determina que inquérito apure compra de terreno quando Eduardo Braga era governador do Amazonas

O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), será investigado no Supremo Tribunal Federal (STF) por suspeitas de ter contribuído para o desvio de recursos públicos do governo do Amazonas em 2003. O ministro Gilmar Mendes determinou a abertura de inquérito contra o senador apedidodo Ministério Público. De acordo com as investigações, há indícios de fraude em licitações, formação de quadrilha e peculato.

De acordo com o Ministério Público, há indícios de que Braga, que governou o Estado entre 2003 e 2010, autorizouadesapro-priação de um terreno em Manaus por valor acima do real. Os dados do MP mostram que a área de 703 mil m2 foi comprada por particulares por R$ 400 mil em 1.0 de abril de 2003. Dois meses depois, o governo pagou mais de R$ 13 milhões pela propriedade. "A valorização é de aproximadamente3.100%", afirmou o procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

"Cumpre registrar que tal valor foi pago em quatro parcelas, de forma incrivelmente rápida, em apenas 1 mês e20 dias", ressaltou o Ministério Público nas investigações. "Da análise da documentação juntada, verifica-se que há indícios que apontam que o senador Eduardo Braga teria contribuído para o desvio de vultosa quantia dos cofres do Estado do Amazonas na desapropriação de imóvel pertencente à empresa Colúmbia Engenharia Ltda", afirmou Gurgel.

O procurador pediu ao STF a quebra do sigilo bancário da empresa beneficiada. OMP quer saber se o dinheiro beneficiou os investigados, incluindo Braga. O pedido foi deferido por Mendes. Em sua defesa, Braga nega qualquer ato irregular e que agiu de boa-fé ao editar o decreto.