Título: Desemprego é o menor em dez anos
Autor: Amorim, Daniela
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/03/2013, Economia, p. B4

Mesmo com as dispensas dos trabalhadores temporários contratados no fim do ano, taxa de fevereiro foi a menor desde 2002

A dispensa de trabalhadores temporários no comércio fez a taxa de desemprego subir de 5,4% em janeiro para 5,6% em fevereiro. No entanto, o resultado manteve-se no menor patamar para o mês desde o início da série histórica da Pesquisa Mensal de Emprego, em março de 2002, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado, muito próximo ao registrado no ano passado, sugere uma acomodação no mercado de trabalho no início de 2013. Mas a renda real dos trabalhadores ainda subiu 2,4% em relação a fevereiro de 2012, a 16a taxa positiva consecutiva, o que confirma os temores do Banco Central de uma pressão sobre a inflação. Entretanto, economistas acreditam que a redução no ritmo de aumento dos rendimentos sinalize que o impacto sobre os preços será menor este ano do que o verificado no passado, quando os trabalhadores conquistaram ganhos reais em maior magnitude.

"A taxa de desemprego vai continuar historicamente baixa. Algum alívio pode vir sobre os preços dos serviços por causa da renda, que dificilmente crescerá nos mesmos termos que em 2012", avaliou Fábio Romão, economista da LCA Consultores.

A renda média do trabalhador teve aumento real de 4,1% em 2012, mas a LCA projeta que esse crescimento fique em 2,8% em 2013, devido, entre outras razões, ao ganho real menor verificado no salário mínimo, que saiu de 7,5% no ano passado para 2,7% este ano.

Em fevereiro, a renda média do trabalhador chegou a R$ 1.849.50, o maior patamar da série histórica da pesquisa do IBGE. Em relação ao mês anterior, houve crescimento em quatro das seis regiões metropolitanas investigadas: Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. A renda caiu apenas em Salvador, e foi considerada estatisticamente estável em Belo Horizonte.

"O rendimento pode estar crescendo em decorrência da dispensa de trabalhadores temporários, já que eles ganham menos. E também houve aumento de salário mínimo", explicou Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE.

Na avaliação do IBGE, o mercado de trabalho mostra-se menos dinâmico neste início de 2013 do que no início de 2012. A população ocupada recuou 2% em fevereiro em relação a dezembro do ano anterior. No mesmo período do ano passado, essa queda tinha sido de 0,5%. O resultado mostra que a capacidade do mercado de trabalho de reter os trabalhadores temporários foi menor agora.

Cenário. "O mercado de trabalho reflete o que acontece no cenário econômico. Hoje o cenário econômico se mostra não tão aquecido, fazendo com que gere menos postos de trabalho do que foi observado no ano passado", disse Azeredo.

"Resumindo, você tem uma geração menor de postos de trabalho em função de você ter um cenário econômico que não está taxa em fevereiro foi a menor desde 2002 favorecendo isso", acrescentou.

A pesquisa também apontou um aumento menor no contingente de desempregados, porque houve crescimento no número de pessoas inativas O grupo inclui estudantes e donas de 1 casa, mas também pessoas que | deixaram o mercado de trabalho i e não têm expectativa de conseguir um novo emprego em uma : época em que há tradicionalmente dispensa de trabalhadores.

"É uma acomodação no mercado de trabalho, mas num patamar apertado", declarou Thaís Zara, economista-chefe da consultoria Rosenberg & Associados.

Em fevereiro, a indústria abriu 28 mil novas vagas, após resultado também positivo em janeiro. Já a dispensa de trabalhadores no comércio, com 141 mil postos eliminados, e no setor de outros serviços, com a demissão de 31 mil pessoas em atividades como hospedagem e alimentação, responde a um movimento sazonal de fechamento de vagas temporárias. No caso dos serviços domésticos, houve continuidade na redução do número de empregados, por conta do aumento de oportunidades em outras áreas e encarecimento da mão de obra no segmento.