Título: Japão afirma que não permitirá provocação de Kim
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/04/2013, Internacional, p. A10

O governo do Japão alertou ontem a Coreia do Norte a não se lançar em uma aventura militar e afirmou estar trabalhando com sul-coreanos, americanos, rus­sos e chineses para evitar que a situação saia do controle. Em entrevista coletiva, o porta-voz do governo de Tóquio, Yoshihide Suga, prometeu que seu país "não permitirá uma provocação agressiva da Coreia do Norte".

O Japão e a Coreia do Sul são os principais aliados de Washing­ton no extremo leste da Ásia. Na sexta-feira, o regime de Pyong­yang ameaçou atacar alvos dos EUA na região, incluindo as ba­ses americanas espalhadas pelo território japonês. Segundo o por­ta-voz do Japão, medidas preven­tivas contra um possível ataque norte-coreano, como o aumento da vigilância aérea e naval, já fo­ram tomadas.

Na frente diplomática, o Japão está buscando uma articulação conjunta com Seul, Washington, Pequim e Moscou para evitar o descontrole da crise, disse Suga. As três últimas potências traba­lharam juntas no mês passado para aprovar uma nova rodada de sanções contra o programa nuclear da Coreia do Norte, /efe