Título: Izar Júnior é eleito presidente do Conselho de Ética da Câmara
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/04/2013, Nacional, p. A6

Em uma disputa acirrada, o deputado Ricardo Izar Júnior (PSD- SP) foi eleito ontem presidente do Conselho de Ética da Câmara, enfrentando a pressão do presi­dente da Casa, Henrique Alves (PMDB-RN), e de parte dos líderes dos partidos. Izar venceu pelo placar de 11 a 10 Marcos Rogério (PDT-RO), em eleição secreta.

"Foi uma vitória apertada, mas mostra que o Conselho de Ética é independente. Aqui não tem pres­são de liderança, cada um vai vo­tar com independência e com sua consciência", disse Izar. A situa­ção de Rogério se complicou com reportagem publicada em 26 de março pelo Estado na qual ele é acusado de ter repassado verba para uma empresa ligada a dois funcionários do seu gabinete.

O líder do PDT, André Figuei­redo (CE), reclamou. "Existe um acordo que é o respeito às definições interpartidárias." O PMDB ameaçou não aprovar, no plenário, o projeto que cria car­gos para o PSD em represália à candidatura de Izar. O próprio deputado não obteve a indica­ção de seu partido para ocupar uma vaga do conselho. Ele en­trou em vaga cedida pelo PR.

Izar assume o cargo com a pro­posta de acabar com a barreira que tem impedido o colegiado de abrir processo de cassação de deputados por falta de decoro. O obstáculo foi a inclusão de uma análise preliminar dos pedidos de cassação encaminhados ao conselho. Desde essa alteração, o colegiado tem tido papel deco­rativo, sem poder mais apurar as denúncias contra os deputados.

O pai do novo presidente do conselho, deputado Ricardo Izar, morto em maio de 2008, co­mandou o colegiado no proces­so de cassação de deputados acu­sados de envolvimento no mensalão. O filho não acredita que a decisão do Supremo Tribunal Fe­deral, que condenou três acusa­dos que exercem mandato de deputado, volte para análise do con­selho. / DENISE MADUENO