Título: Produção de petróleo cai 8,5% em fevereiro
Autor: Valle, Sabrina
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/04/2013, Economia, p. B3

A produção de petróleo no Brasil em fevereiro passado caiu 8,5% em relação ao mesmo mês de 2012 e 1,8% na comparação com janeiro deste ano. A queda está registrada no Boletim de Produção da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), divulgado ontem. A produção de petróleo em fevereiro foi de 2,017 milhões de barris/dia (bbl/d).

A agência reguladora creditou o decréscimo produtivo, principalmente, às paradas programadas para manutenção em plataformas da Bacia de Campos (litoral norte do Estado do Rio e sul do Espírito Santos), nos campos de Marlim, Marlim Leste e Roncador.

O Boletim de Produção informa que a queda da produção foi parcialmente compensada pela entrada em operação de três novas plataformas: o FPSO (unidade flutuante de produção, armazenamento e descarga) Cidade de São Paulo, no projeto-piloto de Sapinhoá; o teste de longa duração de Sapinhoá Norte; e o FPSO Cidade de Itajaí. As três unidades operam na Bacia de Santos (litoral de São Paulo).

Segundo a ANP, a produção de ; gás natural no Brasil em fevereiro deste ano atingiu o recorde de 76,5 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d). O recorde anterior fora registrado em dezembro ; do ano passado, quando 76,2 milhões de m³/d foram produzidos.

O Boletim de Produção da ANP revelou que houve aumento produtivo de 14,1% na comparação com fevereiro de 2012 e de 0,9% em relação a janeiro deste ano. A produção de petróleo e gás natural no Brasil foi de, em média, 2,499 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d).

A ANP divulgou que 93,1% do petróleo e gás natural foram extraídos de campos operados pela Petrobrás.

--------------------------------------------------------------------------------