Título: Para evitar tumulto, pastor depõe antes
Autor: Venturini, Lilian
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/04/2013, Nacional, p. A8

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Marco Feliciano (PSC-SP), prestou depoimento ontem no Supremo Tribunal Federal em ação na qual é acusado de estelionato. A sessão foi antecipado em cerca de duas horas para evitar o assédio da imprensa.

Na quinta-feira, o relator do processo, ministro Ricardo Lewandowski, tinha anunciado que o depoimento ocorreria a portas fechadas a partir das 14h30 para "preservar a tranqüilidade e intimidade" do congressista. No entanto, o deputado chegou por volta do meio dia e deixou a Corte muito antes do horário divulgado.

Além de decidir que o depoimento seria fechado, Lewandowski não liberou ontem a transcrição do que foi dito pelo deputado no STF - o que deve ocorrer na próxima semana. De acordo com os advogados de Feliciano, ele negou o estelionato. No processo, ele é acusado de ter recebido R$ 13 mil para ministrar um culto religioso mas não compareceu. A defesa diz que ele devolveu o dinheiro.

O advogado Rafael Novaes garantiu que a antecipação do depoimento não teve o objetivo de evitar os jornalistas. "Nós chegamos um pouquinho mais cedo. Como o juiz chegou, o procurador chegou e todos nós estavamos lá, o juiz resolveu realizar a audiência", disse Fabiana Pires Carlos, outra advogada do caso.

A estratégia adotada no caso Feliciano contrasta com depoimentos colhidos, no passado, de pessoas conhecidas - como a ex-ministra Zélia Cardoso de Mello; e a cantora mexicana Glória Trevi. As duas apresentaram sua defesa em audiências á que tiveram acesso o público e jornalistas.

Em defesa relacionada a outro processo que tramita no STF, que acusa Feliciano de preconceito por um comentário no Twitter no qual ele afirmou que, segundo a Bíblia, os africanos eram um povo amaldiçoado, Feliciano disse, conforme publicou a Folha de S.Paulo, que não é homofóbico nem tem preconceito contra negros, mas voltou a reafirmar a crença na maldição do continente africano.

--------------------------------------------------------------------------------