Título: Acusado de fazer espionagem, Cid chama petista de leviano
Autor: Venturini, Lilian
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/04/2013, Nacional, p. A8

O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), chamou ontem o deputado federal Eudes Xavier (PT-CE) de leviano. Na quinta-feira, o deputado, em discurso no plenário na Câmara, acusou Cid e seu irmão, o ex-ministro Ciro Gomes, de montarem uma rede para espionar adversários no Estado. Cid foi acusado por Xavier de contratar a empresa Kroll para espionar o ex-deputado federal Roberto Pessoa (PR-CE),

"Todas acusações são invenção, falsas e mentirosas", afirmou ontem o governador, durante evento na Assembleia Legislativa do Ceará. Cid disse que vai processar política, civil e penalmente o deputado Eudes Xavier. Através de nota oficial o Governo do Estado destacou que as acusações "são mentirosas e os e-mails são falsos".

Xavier afirmou que recebeu em seu gabinete cópias de e-mails que teriam sido enviados pelos irmãos. Uma mensagem eletrônica atribuída a Cid diz que Ciro Gomes esteve em São Paulo com executivos da Kroll, para tratar do "assunto Roberto Pessoa" e pede que o governo não seja envolvido no caso.

Em outro e-mail atribuído a Cid, o governador, segundo Xavier, demonstra arrependimento po rter pedido ajuda a Ciro na gestão da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

O deputado apresentou ainda outro e-mail, atribuído a Ciro, cujo texto afirma que um desembargador foi procurado para acelerar um processo contra Roberto Pessoa.

O governador cearense reconheceu que pediu ajuda de Ciro para a área de segurança, mas em concordância com o secretário de Segurança, coronel Francisco Bezerra. "Não vejo nenhum problema nisso", destacou.

PF. Xavier pediu que a Câmara dos Deputados encaminhe a denúncia ao Ministério da Justiça para que a Polícia Federal abra uma investigação formal.

Para Cid, todas acusações são "invencionices". "São baboseiras que visam exclusivamente atingir a nós que ganhamos as eleições de Fortaleza, pois são coisas forjadas, maquinadas por uma quadrilha que se monta no interesse de me difamar", afirmou.