Título: Otimismo com a manutenção do emprego deve sustentar consumo
Autor: Amorim, Daniela
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/04/2013, Economia, p. B4

brasília

O otimismo do brasileiro com o emprego deve sustentar o consu­mo de produtos duráveis e semi-duráveis neste ano, segundo a Confederação Nacional da In­dústria (CNI).

Levantamento divulgado on­tem pela entidade revela que o medo do desemprego caiu 7,4% em março em relação a dezembro do ano passado. O índice pas­sou de 74,5 pontos para 69 pon­tos. Na comparação com março de 2012, a queda foi de 6,1%.

O sentimento de estabilidade em relação ao trabalho permite que os consumidores façam com­pras de bens com preços maio­res e que muitas vezes exigem pagamentos de maior prazo, de acordo com o economista da CNI Marcelo Azevedo.

"Quando você está seguro em relação ao emprego, se permite adiar o consumo e fazer paga­mentos com prazo mais longo", afirmouA zevedo. "Quando o de­semprego aumenta, você não quer comprometer renda futura e presente."

Amaior queda do medo do de­semprego foi registrada nos Esta­dos do Norte e Centro-Oeste, que são considerados uma só re­gião pela pesquisa da CNI. A di­minuição foi de cerca de 15%. O índice passou de 81,6 pontos em dezembro para 68,9 em março deste ano.

Azevedo afirmou que a CNI ainda não tem uma explicação para essa queda mais acentuada. "É algo que queremos investi­gar", declarou.

Felicidade. Apesar das boas perspectivas em relação ao traba­lho, o Índice de Satisfação com a Vida também diminuiu. Para a CNI, o recuo de 0,8% em relação a dezembro e de 0,3% na compa­ração com março de2012foi mui­to pequeno.

"É quase uma estabilidade", afirmou Azevedo. O índice pas­sou de 105,3 pontos em dezem­bro para 104,5 em março deste ano. Segundo o economista, o resultado também pode ser ex­plicado pelo fato de a satisfação com a vida não levar em conta apenas as condições de traba­lho do entrevistado. "É um sen­timento geral do brasileiro", ex­plicou.

Os dois levantamentos são tri­mestrais e fazem parte da pes­quisa Termômetros da Sociedade Brasileira. Segundo a CNI, fo­ram ouvidas 2.002 pessoas, com 16 anos ou mais, em 143 mu­nicípios, entre os dias 8 e 11 de março.