Título: Sem São Paulo, queda industrial teria sido maior
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/04/2013, Economia, p. B2

Em fevereiro a produção industrial paulista caiu 0,8% em relação ao mesmo mês de I 2012, mas cresceu 2,2% entre os primeiros bimestres de 2012 e 2013, segundo a Pesquisa Industrial Mensal Regional do IBGE. Dado o peso da indústria paulista na indústria brasileira, sem São Paulo o ritmo de queda do setor no País teria sido superior aos 2,5% registrados entre fevereiro de 2012 e fevereiro de 2013.0 que dá uma boa ideia das dimensões do recuo do setor secundário.

É elevado o grau de volatilidade da produção industrial. Além disso, a queda da indústria, em fevereiro, foi generalizada. Na comparação com janeiro, ocorreu em 11 das 14 regiões pesquisadas pelo IBGE. Quando a comparação é feita com fevereiro de 2012, a queda alcançou 10 regiões.

O Estado mais atingido foi Minas Gerais: o recuo, entre janeiro e fevereiro, foi de 11,1%, o maior desde dezembro de 2008 (16,4%), no auge da crise global. A queda de 9,8% em relação a fevereiro de 2012 foi determinada por veículos automotores (-19,3%), metalurgia básica (-13,6%) e indústrias extrativas (-14,3%). Automóveis, zinco, chapas grossas de aço, minérios de ferro, químicos, minerais não metálicos e fumo registraram fortes quedas. Caiu muito a produção mineira de inseticidas, de cimentos e de cigarros. Outros Estados em que a indústria sofreu quedas expressivas entre fevereiro de 2012 e fevereiro de 2013 foram o Espírito Santo (-13,4%) e o Pará (-7,2%), com a diferença de que eles têm menor peso na economia brasileira, influenciando menos o resultado geral.

A indústria tem sido o setor mais prejudicado pelas incertezas econômicas (houve queda em 2012 e o crescimento estimado para este ano já declinou para 2,5%, abaixo do projetado para a economia com um todo). Isso ocorre justamente quando surgem os primeiros sinais de reativação de investimentos. Até a arrecadação tributária será afetada pelas oscilações da produção industrial, cujos sinais de reação contrastam com os subsídios concedidos a um grupo de grandes empresas.

Uma retomada é esperada para os próximos meses, mas há obstáculos: um é a dificuldade de concorrer com os importados, em hora de elevada capacidade ociosa no mundo; outra, os problemas no mercado de mão de obra, demandada com mais força pela área de serviços. Embora na média os serviços remunerem menos do que a indústria, a diferença está caindo - ou seja, a indústria tem mais dificuldade de pagar os salários pedidos. O resultado é a perda de competitividade dos bens manufaturados.