Título: Sinais de alta da inflação preocupam BC, diz Tombini
Autor: Chiara, Márcia De
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/04/2013, Economia, p. B3

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, reconheceu ontem que o mercado domésti­co continuará sendoo “principal fator de crescimento” da econo­mia brasileira em 2013. Presente na 26.a edição do Fórum da Liber­dade, realizado em Porto Alegre, Tombini lembrou que o País de­verá registrar uma expansão anualizada de 4% no PIB no pri­meiro trimestre de 2013. Entre­tanto, destacou que o Banco Cen­tral vem manifestando preocu­pação com os sinais de alta na inflação e que, se for preciso, “no­vas ações serão tomadas” para assegurar a estabilidade.

“A população sabe que aumen­tos na inflação distorcem a eco­nomia, subtraem os salários e re­duzem o potencial de crescimen­to . Nesse cenário, o foco da política monetária foi e continuará sendo exclusivamente a manu­tenção daestabilidade”, afirmou Tombini a uma plateia formada por empresários, estudantes e autoridades locais.

Pouco antes da sua palestra, o presidente do BC se recusara a dar qualquer sinalização quanto ao posicionamento que o Comi­tê de Política Monetária (Copom) deverá assumir na próxi­ma semana, nos dias 16 e 17 de abril, quando ocorrem as novas reuniões para definir a taxa bási­ca de juros (Selic), hoje em 7,25% ao ano.

O tom da palestra, contudo, foi de otimismo. Tombini reto­mou indicadores recentes para sustentar a tese de que o Brasil vem apresentando uma gradual recuperação na atividade econô­mica, especialmente em função da retomada do investimento e da produção industrial.

Citou como exemplos os seto­res de automóveis e de cami­nhões, que encerraram o primei­ro trimestre com altas de 12% e 39,1%, respectivamente, na pro­dução em relação ao mesmo pe­ríodo de 2012. “Além disso, a sa­fra de grãos deve bater recorde em 2013, o que tem contamina­do positivamente setores correlatos”, afirmou Tombini.

Ele reiterou a expectativa de que o PIB do País cresça “em tor­no de 3%” até o fim deste ano.