Título: Eleição fora de época faz TSE rever prazo de registro
Autor: Fernandes, Adriana
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/04/2013, Nacional, p. A8

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou ontem que as eleições em 16 municípios de sete Estados do País, envolvendo 165.984 eleitores, ocorreram dentro da normalidade, sem nenhum incidente. Esse é o terceiro mês consecutivo que a Justiça convoca novas eleições referentes ao pleito de outubro do ano passado. Nessas cidades, os prefeitos eleitos com mais de 50% dos votos tiveram o registro de suas candidaturas barrado definitivamente pela Justiça Eleitoral, que convocou novos pleitos.

Em São Paulo, as eleições ocorreram em Eldorado, Coronel Macedo e Fernão, que reúnem 17,9 mil eleitores. Agora, uma eleição já está marcada para 5 de maio, em Meruoca, no Ceará.

O TSE analisa a possibilidade de antecipar o registro de candidaturas, que ocorre tradicionalmente em julho, pouco tempo antes das eleições de outubro, para evitar o problema de impugnações. "O prazo é muito exíguo", disse o secretário-geral do TSE, Carlos Henrique Braga. Outra proposta é que não haja recursos ao tribunal. "Se não houvesse recursos ao TSE, não demoraria tanto como temos demorado."

Pelos cálculos do secretário, 90% dos casos que envolvem impugnação dos candidatos estão relacionados à Ficha Limpa - candidatos condenados judicialmente - e já foram analisados. A expectativa do TSE é de que até o final do primeiro semestre haja uma definição de todas as impugnações. Os resultados das eleições foram divulgados pelos tribunais regionais eleitorais.

Voto a voto. Num clima de tensão, numa eleição disputada voto a voto, o candidato do PSDB, Edivaldo Neres, venceu as eleições em Coronel Macedo, no sudoeste paulista, a 340 km de São Paulo, por uma diferença de apenas 34 votos. O candidato derrotado, Helington Veiga, do PMDB, disse que aceitava o resultado das urnas.

A maioria dos 4.413 eleitores procurou os dois postos eleitorais ainda pela manhã. Como ocorre historicamente na cidade dominada por duas correntes políticas, a campanha fora de época foi marcada por acusações, brigas e até ameaças de morte.

Poucas horas antes do início da votação, os amigos Rodrigo Veiga, Sirlene Alves e Jessica Santos foram cercados e agredidos com paus e barras de ferro por cinco pessoas supostamente ligadas ao grupo político rival. Um dos agressores empunhava um chicote. Os três ficaram feridos - Sirlene teve o pescoço cortado por uma chicotada.

Em Serra do Mel (RN), o candidato Fábio Bezerra de Oliveira (PMDB) foi eleito prefeito. Já em Caiçara do Rio do Vento (RN), a vencedora foi a candidata do DEM.

Conceição Lisboa. / COLABORARAM JOSÉ MARIA TOMAZELA E ANNA RUTH DANTAS