Título: Jeito de Dilma combater a inflação é errado
Autor: Leopoldo, Ricardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/03/2013, Economia, p. B3

Alexandre Schwartsman, consultor, ex-diretor do BC

Ex-diretor do Banco Central, o consultor Alexandre Schwartsman diz que Dilma tem um "jeito errado" de combater a inflação, e que a credibilidade do Banco Central vem tomando uma "extraordinária sova".

O que o sr. achou das declarações da presidente Dilma e de Tombini ontem sobre a inflação?

Obviamente a presidente está errada nesse aspecto. A ideia de que se controla o processo inflacionário do jeito que está sendo feito no Brasil - já foi provado - não funciona em lugar nenhum. Não há nada de antiquado a este respeito. Não tem nada mais antigo do que tentar controlar a inflação controlando preço. O imperador romano Deocleciano fez isso, com o édito dos preços máximos. Eventualmente matava quem não cumpria os tabelamentos. E não teve nenhum sucesso. A tentativa de controlar um processo inflacionário pelo controle dos preços, mesmo que não seja direto, mesmo que seja indireto, via tributação, etc, é um negócio que está fadado ao fracasso, por razões históricas e econômicas óbvias.

• 0 que causa inflação no Brasil?

Aqui o processo inflacionário está fundamentalmente ligado ao mercado de trabalho. E por isso que estou sendo tão atacado na Internet: porque venho falando o que todos nós sabemos, que temos um problema que só será resolvido à medida que conseguir se moderar os aumentos de salários. Obviamente, se você paga 10% a mais para o empregado e ele te produz 1% a mais, o custo por unidade produzida está crescendo cerca de 9%. No setor de serviços, como não há concorrência externa, isso está sendo repassado para os preços.

• 0 sr. acha que esse episódio prejudica a credibilidade do Banco Central?

Não se pode dizer que a credibilidade do Banco Central está arranhada. Na verdade, a credibilidade do Banco Central vem tomando uma coisa extraordinária. As expectativas de inflação dois anos à frente estão consideravelmente acima da meta. Ninguém acredita que o Banco Central se comporte de forma autônoma. Aí vem a presidente e fala um negócio desses, e o mercado pensa, “opa, então eles não tinha a autorização”.

• Mas Dilma e Tombini procuraram corrigir depois. Ajudou?

Algum efeito no sentido de conter os danos anteriores na curva de juros eu acho que teve. Aliás, não houve nada de manipulado em relação às declarações da presidente Dilma. Ela falou aquilo mesmo. Ninguém acha que ela não esteja preocupada em combater a inflação.

O problema é que tem um jeito certo e um jeito errado de combater a inflação na cabeça dela, e o jeito que ela considera errado é o jeito que todo mundo considera certo.