Título: Chefe de inteligência promete depor na Câmara na quarta
Autor: Peron, Isadora ; Cardoso, Daiane
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/04/2013, Nacional, p. A4

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, general José Elito, deverá comparecer à Comissão de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso na próxima quarta-feira para prestar esclarecimentos sobre a ação de monitoramento da Abin nos trabalhadores de 15 portos, com especial atenção sobre o Porto de Suape, em Pernambuco. O convite a Elito foi aprovado depois de o Palácio do Planalto acionar o PT no Congresso e operar para evitar a convocação pretendida pelas oposições.

O deputado Nelson Pelegrino (PT-BA), que ontem assumiu a presidência da Comissão de Inteligência no lugar do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), disse que conversou com o general e que este se prontificou a ir ao Congresso. "O ministro me falou que toda a ação está dentro das normas constitucionais e que não tem nenhum impedimento em esclarecer o que lhe for perguntado", afirmou Pelegrino.

"Por mim, se é convocação ou se é convite, não tem importância. O que interessa é que o general preste os esclarecimentos", disse o líder da Minoria na Câmara, Nilson Leitão (PSDB-MT), autor, junto com o líder tucano Carlos Sampaio (SP), do pedido de convocação.